Padronização de validade de certidões irá beneficiar trabalhadores e empresariado

enioverri gustavoA Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou nesta semana o projeto de lei (PL 712/11) que padroniza a validade das certidões emitidas pela Caixa Econômica Federal (CEF), pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e pela Secretaria da Receita Federal. Pelo texto aprovado, a validade será de 120 dias para o certificado de regularidade perante ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para a Certidão Negativa de Débito (CND), para a Certidão Negativa de Inscrição da Dívida Ativa da União e para a Certidão Negativa de Débito de Tributos e Contribuições Federais.

Aparentemente simples, a normatização se consolida como um mecanismo de extrema importância para trabalhadores e empresários, principalmente aos micros e pequenos empreendedores, que sofrem com os prazos estabelecidos pelas certidões, dificultando em diversas ocasiões a retirada de benefícios ou regularização de pendências junto a Fazenda Nacional ou Receita Federal.

Atualmente, o problema se dá pela diferenciação de prazos entre certidões – podendo variar de 30 a 180 dias. Os períodos distintos não só confundem, como exigem uma maior atenção e preocupação com a burocracia. Não são raros os casos de certidões que vencem sem que todas sejam obtidas.

O deputado Ênio Verri (PT-PR) explica que o projeto beneficiará tanto as prefeituras de pequenos municípios quanto as micro e pequenas empresas: “A padronização das certidões vai favorecer as prefeituras de pequenos municípios e, em especial, as micro e pequenas empresas, principalmente por que hoje eles enfrentam dificuldades na burocracia”, afirmou. O deputado acrescentou que, com a unificação da validade prefeituras e empresários terão a sua certidão em dia e mais prazo pra ficar com o mesmo documento. “Isso vai facilitar o acesso, no caso das prefeituras, aos recursos públicos, tanto estaduais quanto federais, assim como vai favorecer as pequenas e médias empresas, que terão mais acesso ao crédito e poderão participar de licitações, visto que a lei geral incentiva essa participação”, afirmou.

É um pequeno passo ainda para os trâmites que levará o PL 712/11 à apreciação da Câmara dos Deputados, porém, que merece atenção pela qualidade e benefícios que devem ser gerados ao empresariado e trabalhadores brasileiros. A matéria agora será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça.

PT na Câmara com Assessoria Parlamentar
Foto:

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100