Padre Ton homenageia Eduardo Valverde em plenário

pdetonO deputado Padre Ton (PT-RO) homenageou nesta semana em plenário o ex-deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que faleceu há um ano, no dia 11 de março de 2011, vítima de acidente automobilístico na BR-364, próximo à cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. “Valverde era e ainda é um referencial ético, moral e espiritual para todos; um político que orgulha e transcende o Partido dos Trabalhadores e outras Lideranças da Câmara”, disse. De acordo com Padre Ton, “a vida de Eduardo Valverde foi marcada, acima de tudo, pela solidariedade. Ele ajudava a todos e estava sempre pronto a contribuir sem esperar nada em retribuição”, ressaltou.

Padre Ton lembrou que Eduardo Valverde “foi fundamental” na luta pelo surgimento do movimento sindical organizado do estado de Rondônia, em todas as categorias. “Somos testemunhas do quanto nos ajudou e de quanto sua presença faz falta”.

O parlamentar petista ressaltou ainda que Valverde sempre teve uma grande sensibilidade pela causa social, na defesa dos direitos humanos. “Foi essa sensibilidade que lhe deu a base para a defesa dos povos indígenas, da comunidade LGBT, dos quilombolas, das populações tradicionais, negros e mulheres à frente do Partido dos Trabalhadores e nos oito anos em que exerceu o mandato de deputado federal”.

Eduardo Valverde foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal em 2002 e reeleito em 2006. Nesse período, apresentou mais de 100 projetos de lei, 30 projetos de lei complementar e 20 propostas de emenda à Constituição. Foi autor do projeto de lei que propiciou a divisão dos royalties do petróleo para todas as unidades da federação, conhecido como projeto do Pré-Sal. Foi incluído por duas vezes na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), intitulada Cabeças do Congresso.

Além de Eduardo Valverde também morreu no acidente Ely Bezerra de Salles, integrante do PT de Rondônia.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também