Padre João denuncia violência contra comunidade quilombola em MG

padrejoao salu

O deputado Padre João (PT-MG) repudiou em pronunciamento no plenário, nesta terça-feira (28), a violência praticada contra a comunidade quilombola Marobá dos Teixeira, no município de Almenara, em Minas Gerais. “Nossa solidariedade a toda a comunidade e vamos tomar providências junto à Comissão de Direitos Humanos exigindo a investigação e punição dos culpados”, ressaltou o petista.

Segundo Padre João, a violência aconteceu na noite do último dia 24, quando três homens armados e encapuzados, chegaram à residência do casal Maria Rosa e Jurandir na comunidade Quilombola Marobá dos Teixeira. “Essas pessoas entraram e torturaram este casal da comunidade quilombola, que está na área há décadas aguardando o processo de destinação das terras”, explicou o parlamentar petista.

Entenda – A comunidade quilombola Marobá dos Teixeira reivindica um território que soma 3.075.106 hectares de terra localizados na fazenda Marobá e no Feijoal, nas margens esquerda e direita do rio Jequitinhonha, respectivamente. O território está na zona rural do município de Almenara.

Em 2009, a comunidade Marobá dos Teixeira recebeu a certificação de auto reconhecimento de remanescentes de quilombolas pela Fundação Cultural Palmares. No ano seguinte ao reconhecimento, os remanescentes foram despejados da comunidade onde moram há mais de 150 anos. A Justiça Federal reverteu o despejo e a comunidade quilombola retornou à propriedade e aguarda o segundo estudo antropológico para receber o reconhecimento definitivo da terra.

Gizele Benitz
Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex