Padre João denuncia descaso com atingidos pela tragédia de Mariana

padrejoao salu

O deputado Padre João (PT-MG) denunciou, em discurso na Tribuna, o descaso com os atingidos pela tragédia ambiental em Mariana e que completa 16 meses. “Mais uma vez venho denunciar o descaso com as pessoas atingidas pelo crime da Samarco, da Vale e da BHP Billton. Já se passaram 16 meses e até agora nenhuma casa foi construída e a comunidade de Bento Rodrigues não foi reconstruída”, afirmou.

Padre João manifestou indignação com a postura do Judiciário e do Ministério Público Federal. “Viemos denunciar e lamentar o posicionamento do Judiciário e do próprio Ministério Público Federal que estava junto com os atingidos. Parece-me que determinados setores que estavam defendendo o direito das famílias atingidas, das famílias dos mortos, passaram para o lado de lá. Lamento também a postura dos governadores do Espírito Santo e de Minas Gerais. O descaso é total”, reiterou o petista.

“Pescadores foram abandonados, pois sequer foram catalogados! Já destruíram o Rio Gualaxo e o Rio do Carmo. Agora, estão destruindo outra bacia, uma microbacia. Estão bombeando toda a lama, esvaziando, destruindo então outra bacia do lado de Monlevade, que passa por Barão de Cocais, do outro lado do Médio Piracicaba”, denunciou o parlamentar do PT.

Histórico – Em 5 de novembro de 2015 o distrito de Bento Rodrigues (MG), localizado a 35 km do município de Mariana, foi inundado por mais de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro, decorrentes do rompimento de uma das barragens da mineradora Samarco, que é controlada pelas empresas Vale e BHP Billton. A lama tóxica matou 19 pessoas e deixou muitos desabrigados.

Gizele Benitz
Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também