Padilha defende mobilização para consolidar conquistas de agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem

Deputado Alexandre Padilha - Foto: Lula Marques

O deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) destacou hoje (26) a importância da conquista do piso de dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Com o apoio do PT, a Proposta de Emenda à Constituição 22/11  que estabelece o piso foi aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados. A PEC agora será analisada pelo Senado.

Padilha sublinhou também, em artigo, a relevância da aprovação do requerimento de urgência para a votação, na Câmara, do Projeto de Lei  2564/20, que fixa o piso salarial para as trabalhadoras e trabalhadores de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar) e da parteira.

“Lutas de anos que, finalmente, se transformarão em conquistas das categorias e entidades que seguem firmes na mobilização e pressão aos parlamentares”, afirmou. Segundo Padilha, “é  preciso envolver não apenas as entidades representativas, mas cada trabalhadora e trabalhador da enfermagem como forma de pressão” para assegurar a conquista.

Leia o artigo:

Importantes vitórias para os agentes comunitários de saúde e para a enfermagem

 

Por Alexandre Padilha (*)

Os profissionais de saúde tiveram grandes vitórias na Câmara dos Deputados nesta semana: aprovamos a Proposta de Emenda à Constituição 22/11 que garante o piso de dois salários mínimos aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, e a aprovação do requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei  2564/20, que fixa o piso salarial para as trabalhadoras e trabalhadores de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar) e da parteira.

Lutas de anos que, finalmente, se transformarão em conquistas das categorias e entidades que seguem firmes na mobilização e pressão aos parlamentares.

A PEC 22/11, da qual sou coautor, também garante adicional de insalubridade e aposentadoria especial em decorrência dos riscos que os profissionais podem sofrer pelas atividades desenvolvidas. A PEC agora vai para apreciação no Senado e, se aprovada, vai à  promulgação pelas duas Casas do Congresso. Importante seguir pressionando para que ela seja aprovada e promulgada.

A aprovação da urgência do PL do piso salarial da enfermagem foi uma grande luta da enfermagem do Brasil, das trabalhadoras, trabalhadores, entidades e sindicatos. No esforço árduo em parceria com o Grupo de Trabalho criado na Câmara para debater a proposta, do qual tenho muito orgulho de ter sido escolhido o relator, provamos que o impacto do piso nacional da enfermagem no orçamento da saúde é de menos de 4% no investimento total do SUS e de menos de 5% do faturamento dos planos de saúde. Em resumo: dá para garantir esse piso sim!

Apesar dessa importante vitória, o plantão não acabou. Precisamos continuar na batalha para que o mérito do projeto seja votado o mais rápido possível.

Agora é preciso conquistar o apoio de cada deputado e deputada com o convencimento da melhoria nas condições de trabalho das categorias nos municípios de sua base. É preciso envolver, não apenas as entidades representativas, mas cada trabalhadora e trabalhador da enfermagem como forma de pressão.

 

(*) Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

 

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100