Foto: Gustavo Bezerra
O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), divulgou nesta semana a lista dos relatores que vão trabalhar na elaboração da proposta orçamentária de 2015, que chega ao Congresso Nacional em agosto. O deputado Pedro Uczai (PT-SC) vai ser o relator da Receita. Sua principal tarefa é fazer a reestimativa dos valores da arrecadação da União no ano de 2015, prevista na proposta orçamentária. O coordenador da Bancada do PT na CMO será o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Pelo critério da proporcionalidade partidária, caberá ao PMDB do Senado a relatoria geral do Orçamento para 2015, o último elaborado pelo Governo Dilma Rousseff e que será executado pelo próximo ou próxima presidente eleito neste ano. Para a tarefa, partido indicou o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Setoriais – A Comissão de Orçamento já definiu também o nome dos 10 relatores setoriais que vão auxiliar o relator-geral na discussão do orçamento do próximo ano. O PT ficou com a relatoria de Infraestrutura, responsável por analisar os recursos e programas que serão executados pelos ministérios das Comunicações, de Minas e Energia e dos Transportes. O relator será o deputado
O setorial de Saúde será relatado pelo senador Jorge Viana (PT-AC). Os demais relatores serão: Integração Nacional e Meio Ambiente – deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG); Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte – senador Cyro Miranda (PSDB-GO); Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Waldemir Moka (PMDB-MS); Fazenda, Desenvolvimento e Turismo – deputado Geraldo Resende (PMDB-MS); Justiça e Defesa – senador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP); Poderes do Estado e Representação – deputado João Leão (PP-BA); Agricultura e Desenvolvimento Agrário – deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR); e Trabalho, Previdência e Assistência Social – deputado João Carlos Bacelar (PR-BA).
Vânia Rodrigues