Odair e Vicentinho comemoram vitória de Lula e pedem respeito à democracia

Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Os deputados petistas Odair Cunha (MG) e Vicentinho (SP) ocuparam a tribuna da Câmara nesta terça-feira (1º) para parabenizar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e agradecer o povo brasileiro pela festa da democracia ocorrida no domingo passado. Eles destacaram que os eleitores compareceram às urnas, acreditando em um processo democrático que foi construído, neste País, com muita luta, destemor e com muito compromisso daqueles que acreditam que o caminho para a solução dos problemas sociais se dá pela via democrática.

Foram 60.345.999 votos que consagraram Lula como próximo presidente da República Federativa do Brasil pelos próximos 4 anos. “É disso que nós estamos falando. A população brasileira, por maioria, decidiu que nós teremos um presidente que quer governar — como disse o próprio presidente Lula, na noite de domingo — para todos os brasileiros e para todas as brasileiras. Um só povo, uma só Nação. É por isso que nós temos muito o que celebrar”, afirmou Odair Cunha.

“Eu quero falar sobre a emoção do que aconteceu. Meu povo militante, lutadores de todos os partidos que compuseram esse apoio ao presidente Lula, gente que não era ligado a nenhum partido, intelectuais, classe média, empresários, todo mundo. Pessoal, foi uma emoção”, comemorou Vicentinho.

Fim da fome, com inclusão social

Na avaliação do deputado Odair Cunha, a partir de janeiro do próximo ano, o Brasil vai ter um governo que dialoga com o sonho, com as expectativas da maioria da população, com o sonho e com as expectativas de ver um País que cresça, que se desenvolva e que produza inclusão social. “Nós não queremos um Brasil em que haja uma ampliação do número de pessoas com fome”, reiterou. Ele citou que hoje mais de 30 milhões de brasileiros não têm segurança alimentar. “O que significa dizer que não têm acesso a alimento digno, com a quantidade, com a regularidade e com a qualidade necessárias à sobrevivência humana”, frisou.

Por isso, continuou o deputado do PT mineiro, Lula, no seu primeiro pronunciamento à Nação brasileira como presidente eleito, agora pela terceira vez, ele retoma esse tema. “Em 2002, o presidente já disse que teria cumprido a missão da vida dele se, ao final de seu governo, todo brasileiro e toda brasileira pudesse fazer as refeições necessárias diariamente. Como voltamos ao Mapa da Fome, essa tarefa se impõe novamente, a superação da fome”, reforçou.

Odair Cunha adiantou que a superação da fome não será feita só com a manutenção do Auxílio Brasil, mas com a volta do crescimento econômico do País. Ele, mais uma vez, repetiu afirmação do presidente eleito de que é preciso fazer a roda da economia girar, produzindo inclusão social.

Apoio do Parlamento

Odair e Vicentinho enfatizaram que a Bancada do PT apoia o movimento do presidente Lula, de governar para 100% do povo brasileiro. “Esse movimento vai encontrar eco nesta Casa Legislativa, que sabe reconhecer as regras da democracia”, afirmou e acrescentou: “Aliás, estamos todos aqui, deputados e deputadas, pela democracia, pela vontade da população manifestada nas urnas pelo voto democrático. E é isso que nós queremos garantir”.

Odair Cunha disse ainda que tem certeza de que as instituições brasileiras vão garantir a democracia. “Nós não seremos pautados por arruaceiros que querem, neste momento, jogar contra a vida do povo brasileiro, ampliando a crise econômica. Estamos assistindo aqui a arruaceiros que tentam fechar as rodovias nos mais diversos cantos deste País e que não dialogam com o sentimento da maioria da população brasileira”, criticou.

Atitude democrática

O deputado Vicentinho destacou a postura democrática de Fernando Haddad, que logo após a apuração desejou boa sorte ao governador eleito para comandar o estado de São Paulo pelos próximos 4 anos. “Essa postura do Fernando Haddad é a postura de um cidadão que respeita a democracia, que aceita o resultado das urnas e a vontade do povo”, afirmou.

Ele disse que esperava essa mesma postura do presidente Jair Bolsonaro, que foi derrotado nas urnas, “que até agora está em silêncio. Não responde, não respeita a vontade do povo brasileiro”. Além disso, continuou Vicentinho, há essas posturas desrespeitosas e golpistas nas estradas brasileiras. “Isso não é aceitável de maneira nenhuma. Esperamos que logo, logo, o Bolsonaro acalme a sua tristeza, a sua mágoa, e vá reconhecer o presidente Lula como Presidente da República”.

Vicentinho ainda pediu o respeito de todos, vencedores e derrotados: “Nós temos que construir um novo tempo, que é o caminho da pacificação. Que bom que agora nós temos perspectivas novas nas discussões a partir deste Parlamento brasileiro, com a sociedade brasileira e com todo o movimento social. Enfim, temos que buscar um caminho para a inauguração desse novo tempo”, concluiu.

 

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também