O deputado Odair Cunha (PT-MG) foi eleito nesta quarta-feira (25), com 325 votos, para o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara, nos termos do acordo feito para a eleição da Mesa Diretora no biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023. Ele vai ocupar o lugar da deputada Marília Arraes, que saiu do PT e foi para o Solidariedade.
A Câmara também elegeu o deputado Lincoln Portela (PL-MG), com 232 votos, para o cargo de 1º vice-presidente da Casa, e a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) com 380 votos para a 3ª Secretaria, a vaga para a 1ª vice-presidência cabe ao PL. Eles substituem respectivamente os deputados Marcelo Ramos – que trocou o PL pelo PSD – e Rose Modesto – que deixou o PSDB e foi para o União Brasil.
O Regimento Interno da Câmara estabelece que, se houver mudança de partido, o membro da Mesa perderá automaticamente o cargo que ocupa.
Logo após ser indicado pela Bancada do PT para ocupar a 2ª Secretária da Câmara, Odair Cunha afirmou que uma das tarefas na sua nova missão “será a de defender nossas bandeiras de luta nesse importante espaço institucional”.
E o líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), declarou que Odair Cunha é experiente, preza sempre o diálogo “e será um ponto de equilíbrio na condução dos trabalhos na Casa”.
Veja quem é Odair Cunha
Atual vice-líder da Minoria na Câmara, Odair Cunha é formado em Direito, já ocupou importantes funções na Câmara dos Deputados, tais como terceiro-secretário da Mesa Diretora; vice-líder do governo; relator da Medida Provisória que criou o Programa Bolsa Família, entre outras. Já participou de diversas comissões. Neste ano, tornou-se membro titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Integra atualmente o Parlamento do Mercosul (Parlasul).
Nascido em 1976, passou sua infância e adolescência no Sul de Minas, no município de Boa Esperança. Iniciou sua militância política em 1999, sendo eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, e hoje se encontra em seu 5º mandato. Sempre dedicou seu trabalho ao desenvolvimento dos municípios mineiros e à inclusão social e oportunidade para todos.
Em 2013, Odair foi eleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores e em 2014 coordenou a campanha de Fernando Pimentel ao governo de Minas Gerais. Em 2015 se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria de Estado de Governo (Segov). Como secretário atuou em diversas conquistas e avanços para Minas Gerais, como a criação dos Fóruns Regionais de Governo; criação do SAMU Macro Sul; implantação do primeiro curso de Medicina da UEMG; aumento do efetivo das polícias civil e militar; entre outras.
Da Redação do PT na Câmara