Os últimos dados do IBGE, a respeito do desemprego no Brasil, repercutiram no Congresso Nacional. De acordo com o levantamento, o país possui mais de 12 milhões de desempregados, o que representa cerca de 13% da população brasileira. O presidente Michel Temer rebateu os números do IBGE, dizendo que o instituto leva em conta pessoas que estavam desempregadas e que não procuravam emprego, mas que agora, com a melhora da economia, segundo ele, estão de volta à procura de uma vaga no mercado de trabalho.
A declaração foi prontamente rebatida pela oposição. Um dos discursos mais duros foi o do parlamentar baiano Caetano Lula (PT). Para o deputado, Temer “debocha da população”, ao jogar a culpa do alto índice de desemprego nas pessoas que estão em busca de uma ocupação. “Temer diz que não é o desemprego que aumentou, mas sim o número de pessoas que procuram emprego. Ora, Michel Temer! O povo brinca, mas com o povo não se brinca”, disparou.
Para Caetano, a declaração de Temer demonstra o quão perdido está o atual presidente da República, a quem ele classifica como ‘golpista’. “É um deboche Temer falar uma coisa dessas no momento em que o País atravessa uma crise como esta, dizer que não tem desemprego, que o desemprego não aumentou”. Segundo Caetano, “para Temer, o desempregado fica correndo, procurando emprego, aí o IBGE encontra ele na rua e coloca dentro do seu levantamento e, consequentemente, não foi o desemprego que aumentou, mas sim, a quantidade de desempregado que está correndo atrás de emprego. Isso é um deboche”, concluiu.
Assessoria de Imprensa
Veja abaixo o vídeo com o discurso do deputado Caetano na íntegra: