A dupla Bolsonaro e Paulo Guedes (ministro da Economia) está inviabilizando o futuro do Brasil. A afirmação é do deputado José Guimarães (PT-CE), que usou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (7), pela Liderança da Oposição, para falar do momento de profunda crise que o Brasil vive. “Crise essa provocada por um governo incompetente, mentiroso e cruel com o povo brasileiro, que levou o nosso País para o abismo. Naufragaram todos!”, enfatizou.
Guimarães citou que funcionários do Banco Central e da Receita Federal estão em greve neste momento. “Vejam: há uma greve desde o dia 1º de abril, e o ministro da Economia e o presidente do Banco Central se recusam a dialogar com os servidores como se eles não fossem tão importantes para a economia brasileira. Essa greve é dos servidores que prestam serviços relevantes à sociedade brasileira, o que pode agravar ainda mais esta crise brutal que o Brasil está vivendo”, alertou.
O deputado frisou que a inflação no País já chegou a dois dígitos: já está acumulada em 10%. “E por que acontece isso? Ora, o brasileiro recebe o salário em real. Quando ele vai botar gasolina ou comprar um botijão de gás, está tudo dolarizado. Ele paga em dólar, e recebe em real! Evidentemente, não pode dar certo essa política econômica perversa, cruel, de um ministro que não tem qualquer qualificação na gestão da economia brasileira”, acusou.
Guimarães criticou ainda o comodismo ou indiferença do governo Bolsonaro com a situação econômica do País. “O que este governo fala do problema da inflação? Como é que o governo não fala nada sobre a questão do desemprego, sobre a fome? O Brasil está sendo comprometido no seu futuro, porque tem um governo ineficiente. Alguns ainda vêm aqui comemorar um governo que tem 63% de rejeição. Como vai ser? O que está sendo julgado é a política econômica dele. É a economia que está agravando a vida do povo. Vemos a situação de desespero das famílias nordestinas que não têm como comprar um botijão de gás de R$ 120, R$ 135”, desabafou.
Portanto, continuou Guimarães, o governo Bolsonaro está desmoralizado internamente, porque não tem política econômica nenhuma. “É claro que ele tem uma base forte aqui dentro, tem maioria aqui dentro, mas a sociedade brasileira está rejeitando a condução política e econômica dele. É por isso que há essa rejeição toda”, avaliou.
Privatizações
José Guimarães criticou ainda as privatizações em curso. “O governo Bolsonaro está privatizando tudo, até estão dilapidando a Eletrobras, uma empresa estatal que tanto fez pelos brasileiros e brasileiras como o Programa Luz para Todos. Eles estão vendendo, estão liquidando as nossas empresas públicas. Liquidaram a Petrobras, fecharam refinarias, dolarizaram o preço do petróleo, e a sociedade brasileira está pagando uma conta altíssima pela incompetência, pela má gestão e pela ineficiência das políticas produzidas pela dupla Paulo Guedes e Bolsonaro”.
Mentiras
O deputado disse ainda que o Brasil não pode aceitar tanta mentira. “Não pode aceitar, muitas vezes, o que esta Casa está fazendo, muitas vezes votando leis que agridem o meio ambiente”, citou, ao acrescentar que até mesmo a urgência do projeto de lei das fake news, foi rejeitada ontem (6) porque a base do governo se mobilizou. “Querem ganhar a eleição na base da mentira e de tudo aquilo que eles fizeram dessa rede de ilegalidades que eles construíram em 2018 e querem manter: É o ‘gabinete do ódio’; são as ameaças constantes que eles fazem aos democratas do Brasil, às pessoas que têm decência e que exercem atividade pública com decência; é o governo envolvido em vários escândalos e faz de conta que não existem”, denunciou.
Vânia Rodrigues