Foto: Salu Parente/PT na Câmara
O Núcleo de Educação da bancada do PT vai se reunir nesta quinta-feira (6) com o novo ministro da Educação, José Henrique Paim, como parte do esforço de mobilização para conclusão da votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) pelo Congresso Nacional. A informação é da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) que foi reconduzida nesta quarta-feira (5) à coordenação do núcleo.
Fátima Bezerra disse que a agenda prioritária do setor para este ano é a conclusão da votação do PNE, que foi aprovado no final do ano passado pelo Senado e que voltou à análise da Câmara dos Deputados por ter sido modificado. “Esta será nossa principal prioridade”, disse Fátima.
Ficou decidido ainda na reunião do núcleo o apoio à recondução do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) para a relatoria do PNE na comissão especial destinada a proferir parecer sobre a matéria , segundo informou Fátima Bezerra. E, ainda, além dos demais integrantes do PT na comissão especial, as deputadas Iara Bernardi (SP) e Margarida Salomão (MG) passarão a integrar o colegiado.
Além delas, a comissão que debruçará sobre a análise das mudanças promovidas pelo Senado ao texto do PNE será composta pelos seguintes deputados petistas: Angelo Vanhoni, Fátima Bezerra, Newton Lima (SP), Alessandro Molon (RJ), Artur Bruno (CE), Pedro Uczai (SC) e Weliton Prado (MG).
O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar até 2020 foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização.
Comissão – Na reunião do núcleo de Educação foi também elaborada uma nota em apoio à escolha pela bancada do PT da presidência da Comissão de Educação em função do compromisso do partido com esse setor e dos avanços que vêm sendo promovidos pelos Governos Lula e Dilma e que precisam de respaldo no Congresso Nacional. Pelo critério da proporcionalidade partidária, o PT tem direito à escolha de três presidências de comissões permanentes da Câmara.
Equipe PT na Câmara