Foto: Ricardo Borges
O Núcleo de Educação da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu-se nesta terça-feira (14) com o novo ministro da Educação, Renato Janine, para a primeira apresentação dos integrantes e das principais pautas trabalhadas por eles.
Janine iniciou o encontro falando sobre o estado da educação no Brasil, ressaltando que ela é uma das ferramentas fundamentais na diminuição da desigualdade social, principal bandeira do Governo Federal. “Queremos garantir um excelente sistema de qualificação profissional para que haja uma revolução, tanto na vida das pessoas quanto na área produtiva do Brasil”, afirmou o Ministro.
A coordenadora do núcleo, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), em nome de todos, reafirmou a satisfação com a escolha do novo titular da pasta. “Pela sua trajetória, temos confiança que o senhor tem capacidade para liderar uma agenda em defesa da expansão e fortalecimento da educação brasileira”, afirmou a senadora. Ela destacou que uma das principais necessidades da área de educação brasileira neste momento é a implantação das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), já em vigor.
“Nos últimos 12 anos em que o PT vem governando o país, o Brasil deu um salto na expansão e no fortalecimento do ensino. Agora, temos um novo ciclo, novos desafios, e o PNE é a nossa bússola para garantimos o aumento da oferta de vagas na educação infantil, no ensino técnico e no superior, além de melhores salários para os profissionais da área de educação”, enfatizou Fátima Bezerra.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) também exaltou sua alegria com a escolha feita pela Presidenta da República, Dilma Rousseff. “Fico muito satisfeita de termos o senhor à frente desta pasta tão essencial para o desenvolvimento do país. Quero dizer também que sou Presidente da Frente de Universidades Federais, que são mencionadas em 16 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), ou seja, é assunto essencial para a nossa pátria educadora. Pretendo em debates futuros trazer os nossos anseios e lutas para discutirmos e atuarmos em prol da educação”, afirmou Margarida.
“Queremos um forte engajamento das Universidades Federais para unificarmos a qualidade da educação. A educação é uma só”, afirmou Janine.
Ao saudar o ministro, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) disse que a história e a experiência acadêmica que ele tem demonstram o quanto foi acertada a escolha da Presidenta Dilma. “Reafirmamos os grandes compromissos que entendemos como importantes para a educação brasileira nos próximos anos: fortalecer as universidades e institutos federais; consolidar os cursos do Pronatec para 12 milhões de brasileiros; fortalecer nossa educação básica tendo como eixo não só a qualidade, mas também a valorização dos nossos professores; e a importância de implantarmos o PNE”.
Também participaram da reunião os deputados federais Ságuas Moraes (PT-MT), Ana Perugini (PT-SP), Professora Marcivânia (PT-AP), Zeca Dirceu (PT-PR), Waldenor Pereira (PT-BA), Raimundo Angelim (PT-AC) e Reginaldo Lopes (PT- MG).
O Núcleo de Educação do PT reúne parlamentares da Câmara e do Senado para fazer a interlocução das reivindicações das lideranças sindicais e de movimentos sociais que defendem a educação pública, gratuita e de qualidade com o Legislativo e o Executivo.
Assessoria Parlamentar com PT na Câmara