Núcleo de Educação debate projeto do Senado sobre Sistema Nacional de Educação

Reunião do Núcleo de Educação - Deputada Professora Rosa Neide - reprodução

Em reunião do Núcleo de Educação da Bancada do PT nesta segunda-feira (23), parlamentares e representantes de entidades debateram o projeto de lei complementar (PLP 235/2019), que trata do Sistema Nacional de Educação (SNE), de autoria do senador Flávio Arns (Rede-PR), que é relatado pelo senador Dário Berger (MDB-SC).

Yuri Becker dos Santos, assessor do senador Dário, fez um histórico da tramitação do projeto. Ele destacou que o relatório a ser apresentado já está em terceira versão e conta com itens como “instâncias permanentes de relação federativa, espaço onde União, estados e municípios pactuarão a oferta educacional; a implementação do Custo Aluno Qualidade (CAQ) previsto no Plano Nacional de Educação e no Fundeb; e o Conselho de Acompanhamento Social, a ser composto com todas as entidades nacionais da educação para acompanhar o funcionamento do sistema”.

Ele citou ainda que o relatório está aberto a contribuições da Bancada do PT e que Dário Berger vai trabalhar para que o texto seja aprovado no Senado até meados de setembro.

A assessora técnica do Senado, Issana Rocha, disse que o PLP foi redigido a partir de 40 reuniões e audiências públicas e tem, também, o objetivo de harmonizar as atribuições dos entes da federação (União, estados, municípios e Distrito Federal). Ela destacou que o relatório procurará estar em sintonia com o novo Fundeb.

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), coordenadora do Núcleo, agradeceu a presença do assessor e da assessora e informou que é autora do PLP 216/2019, que também trata do Sistema de Educação. “Tanto o PL que apresentei, quanto o projeto apresentado pela deputada Dorinha Rezende (DEM-TO) tramitam na Comissão de Educação e são relatados pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE)”, citou.

Reunião do Núcleo de Educação – reprodução

Avanços

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) disse que a atual versão do relatório do senador Dário já retirou os chamados Contratos Colaborativos, que privatizam a educação pública. “Defendemos ensino público com gestão pública. Recursos públicos precisam ser investidos na educação pública e o relatório do senador avançou nesse sentido”, disse.

O assessor Yuri Becker solicitou o PLP 216 da deputada Rosa Neide para que possa incorporá-lo ao relatório do senador.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, disse que é importante que o PLP do Sistema Nacional de Educação garanta a concretização do direito à educação como dever do Estado. “Para isso é preciso garantir o financiamento”, disse ao defender a implementação do CAQ.

Ainda na reunião, o deputado Rogério Correia (PT-MG) repassou informes sobre a tramitação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), que segundo ele deve ser votado na comissão especial dia primeiro de setembro. Também houve informe sobre o seminário virtual em comemoração ao Centenário de Paulo Freire, organizado pelo Núcleo, que ocorrerá dias 09 e 10 de setembro.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100