Núcleo de Educação da Bancada do PT debate desdobramentos do escândalo no MEC

Deputada Professora Rosa Neide. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Os desdobramentos do escândalo de corrupção no Ministério da Educação (MEC), que levou o ex-ministro Milton Ribeiro à prisão (revogada no dia seguinte pelo Superior Tribunal de Justiça) foi um dos temas debatidos pelo Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT no Congresso, que se reuniu virtualmente nesta segunda-feira (27). O encontro, coordenado pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT), tratou da pauta da semana nas duas Casas.

Rosa Neide destacou que é muito triste ver o que este governo tem feito no MEC. “As investigações da Polícia Federal, que levaram o ex-ministro à prisão, demonstram todo o esquema de cobrança de propina para liberação de recursos fundamentais para investimentos na educação básica em estados e municípios”, lamentou a deputada.

O assessor da Bancada do PT no Senado, Bruno Costa, informou que senadores e senadoras deverão instalar, nos próximos dias, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a corrupção no Ministério da Educação.

Direito de Greve

A sobre a pauta da Comissão de Educação da Câmara, a deputada Rosa Neide citou que entre os projetos que poderão ser apreciados nesta semana está a tentativa de ressuscitar a proposta de impedimento do direito de greve aos profissionais da educação. “Precisamos seguir na luta em defesa da educação pública e dos profissionais da educação”, afirmou.

A parlamentar reforçou ainda a necessidade de mobilização para derrubada dos vetos às leis Aldir Blanc II e Paulo Gustavo. Ambos os vetos devem ser pautados, para apreciação dos parlamentares, em sessão do Congresso no próximo dia 5 de julho.

Prêmio Darcy Ribeiro

Ainda na reunião houve a leitura dos/as educadores/as e instituições indicados ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. A Comissão de Educação se reunirá em 13 de julho para a escolha dos três agraciados com a premiação que é concedida pelo colegiado e pela Mesa Diretora a pessoas e/ou entidades cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

O encontro do Núcleo contou também com a participação de representantes de entidades educacionais e das assessorias técnicas da bancada.

 

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também