O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP) participou do evento e afirmou que a UNE esteve em todas as lutas democráticas do Brasil nos últimos 70 anos. “Destaco o papel histórico da UNE, que nesses últimos 70 anos esteve à frente na luta desde a primeira ditadura, de Vargas, no Estado Novo. A UNE também esteve à frente da luta contra a ditadura militar e muitos de seus líderes foram perseguidos e morreram. Mas esses companheiros, que podiam estar aqui, lutaram contra a ditadura e para que nosso país fosse uma pátria democrática, soberana, com desenvolvimento econômico e distribuição de renda”, disse Vaccarezza.
O líder do PT lembrou a luta pela reconstrução da UNE e a eleição da primeira diretoria da entidade depois da ditadura militar, em 1979, da qual ele participou como secretário de imprensa. “Aqueles que defendiam o socialismo e a liberdade da mobilização sindical trabalharam para que do meio para o fim da ditadura militar a UNE fosse reconstruída. Junto com Aldo Rebelo, Rui Cesar Costa e outros companheiros, começamos a reconstrução da UNE num movimento de ousadia, inclusive com a edição do Jornal Nossa Voz”, disse Vaccarezza.
A União Nacional dos Estudantes, acrescentou Cândido Vaccarezza, “teve sempre a característica de central única dos estudantes, nunca vacilou e com independência apoia o governo Lula e com independência reivindica do governo alternativas positivas para a juventude”. “A UNE é uma parte da nossa pátria no mundo novo que não terá exploração do homem pelo homem. Terá igualdade, fraternidade, que é o sentido maior da nossa luta. Não descolamos a luta por melhores condições de ensino da luta por uma pátria melhor e um mundo melhor para todos”, ressaltou o líder do PT.
Também participaram do evento, entre outros, os deputados petistas Arlindo Chinaglia (SP), Janete Rocha Pietá (SP), José Guimarães (CE) e Reginaldo Lopes (MG).
Gizele Benitz