Nota pública por justiça para Bruno e Dom

Deputado João Daniel (PT-SE), presidente da Cindra - Foto: divulgação/Gabinete Parlamentar

Após 11 dias de buscas, os corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips foram encontrados, segundo informações da Polícia Federal.

Em nome da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra), do Partido do Trabalhadores em Sergipe e do nosso mandato popular, externamos nossos votos de pesar e grande tristeza pelos assassinatos ocorridos e levamos nossa solidariedade às famílias, as entidades com as quais se relacionavam (Apib, Coiab, Univaja e OPI), amigos e amigas daqueles que foram defensores dos direitos dos povos indígenas e do bioma amazônico.

Entendemos que esses assassinatos são frutos do abandono das políticas públicas de fiscalização e defesa da região, com a falta de investimentos, a desestruturação dos órgãos ambientais e da Funai e o incentivo às atividades ilegais de mineração, desmatamentos e grilagem de terras, deixando grande parte da região entregue a organizações criminosas.

Esperamos que todos esses fatos sejam esclarecidos e que os autores e mandantes desses gravíssimos crimes sejam punidos exemplarmente e que o Estado reassuma o seu papel de defesa dos territórios e da nossa soberania nacional, restabelecendo a segurança e os direitos à vida de todos e todas que moram, estudam e trabalham na região e lutam por seus direitos.

Nossa luta por justiça continua!

Bruno e Dom presentes!

Deputado João Daniel (PT-SE) – Presidente da Cindra