Na noite desta segunda-feira (30/09), o deputado federal José Guimarães (PT/CE) foi violentamente hostilizado durante o voo que levava o parlamentar de Fortaleza para Brasília, onde cumpre agenda na Câmara dos Deputados. Na saída do avião, o agressor foi conduzido à sede da Polícia Federal no aeroporto da capital federal. Um Boletim de Ocorrência foi feito no local e o agressor pediu desculpas pelo lamentável comportamento.
O vídeo em que Guimarães é covardemente agredido é repleto de fake news. José Guimarães jamais foi preso e não esteve envolvido quando um assessor foi pego com dinheiro no aeroporto de Congonhas em 2005. O parlamentar, inclusive, foi inocentado da acusação de improbidade administrativa, em 2012, pelo Superior Tribunal de Justiça. Por unanimidade, a Corte decidiu que não havia provas contra o parlamentar.
José Guimarães nunca esteve envolvido em esquemas de corrupção. Ao contrário, sempre pautou a sua conduta no respeito à dignidade, à ética e ao trabalho em prol da melhoria das condições de vida de brasileiras e brasileiros. Sua brilhante trajetória fez dele o quarto deputado federal mais bem votado no Ceará, seu estado de origem, acumulando 173 mil votos nas eleições de 2018.
A defesa da liberdade de expressão permanece sendo uma das bandeiras de Guimarães, afinal, a livre manifestação é uma das principais características de regimes democráticos. Porém, ataques como o que ficou registrado em vídeo jamais serão tolerados por aqueles que repudiam a política do ódio, que pauta discursos com base em mentiras alardeadas sem a mínima responsabilidade.
Assim sendo, a assessoria jurídica de José Guimarães coletará todas os ataques virtuais sofridos pelo parlamentar para que as medidas cabíveis tomem forma. Produzir ou contribuir com a disseminação de fake news é crime!
Continuaremos firmes, realizando o bom combate, sempre ao lado do povo brasileiro.
José Guimarães, deputado federal (PT-CE)
Vice-líder da Minoria