Nota do PT: Repúdio à portaria que constrange e retira direito das mulheres

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT vem a público se manifestar contra a Portaria nº 2.282/2020 – MS, publicada ontem, que cria procedimentos constrangedores as meninas e mulheres sobreviventes de violência sexual.

Após o Brasil assistir conservadores chamarem uma criança de 10 anos sobrevivente de violência sexual de assassina, o Ministério da Saúde publicou no dia 27 a portaria nº 2.282, que altera o procedimento de justificação e autorização da interrupção da gravidez nos casos previstos em lei, no âmbito do Sistema Único de Saúde- SUS.

Tal medida além de dificultar a denúncia de violência e a busca dos serviços médico-hospitalar, também causa profundo constrangimento e revitimização para as meninas e mulheres sobreviventes de violência sexual.

Os instrumentos construídos ao longo das últimas décadas são fruto da luta das mulheres e da participação social, bem como foram construídas a partir de análises técnicas com comprovação científica dos impactos do atendimento sobre a condição de vulnerabilidade das vítimas de violência sexual.

Deste modo a Portaria nº 2.282 promove uma violência do Estado para com os direitos, a saúde mental e os corpos dessas meninas e mulheres. Além disso ao anular a Portaria 1.508/2005 – GM/MS viola o direito ao sigilo e privacidade das meninas e mulheres vítimas de estupro.

Além disso impõe uma atuação aos profissionais de saúde que não são prerrogativas de sua função, no caso a denúncia a autoridade policial e o recolhimento de provas. Ressalta-se ainda que os procedimentos em relação ao acolhimento, atendimento e notificação para estes casos já é previsto de forma humanizada em instrumentos anteriores, inclusive na nota técnica 16/2020 que foi retirada do site do Ministério da Saúde e os servidores responsáveis foram exonerados. O que demonstra que mais uma vez que a posição do governo é para tentar dificultar e até impedir que as meninas e mulheres vítimas de Violência sexual tenham acesso ao atendimento seguro e humanizado.

O Brasil já é o pior país da América do Sul para ser menina e essa ação de governo aprofunda ainda mais as violências e violações de direitos perpetradas contra nossas crianças.

Deste modo a Secretaria Nacional de Mulheres do PT repudia este ato de violência machista que tenta impedir o acesso ao direito das mulheres conquistado desde 1942, pela nossa luta e de todas que nos antecederam.

Não aceitaremos retrocessos!

Brasília, 28 de agosto de 2020

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100