A Bancada do PT na Câmara lamenta profundamente o falecimento do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, grande intelectual e diplomata que dedicou sua vida a pensar sobre as grandes causas nacionais, com a defesa de um projeto de desenvolvimento para construir um Brasil mais justo e solidário.
Ao longo de sua trajetória profissional, nunca hesitou em pronunciar-se em favor da soberania brasileira e da emancipação do país com superação de qualquer entrave que pudesse tolher o desenvolvimento nacional e o atendimento das necessidades do povo brasileiro.
Figura múltipla de diplomata, acadêmico e administrador, promoveu reformas profundas na carreira diplomática do País, com valorização da contínua formação dos profissionais da chancelaria brasileira.
Secretário-geral do Itamaraty entre 2003 e 2009 e, depois , até 2010, ministro-chefe de Assuntos Estratégicos, Samuel sempre foi um entusiasta da integração sul-americana e do aprofundamento da parceria entre os países do Mercosul. Marcou sua carreira diplomática pela defesa intransigente de uma nova ordem mundial em favor do diálogo entre os povos e as nações.
Suas reflexões sobre questões geopolíticas e a respeito dos interesses nacionais são um marco na história recente do país, com inúmeros artigos e dois livros memoráveis: Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes e Quinhentos Anos de Periferia.
Militante do Partido dos Trabalhadores, com participação em diferentes foros, o embaixador deixa saudades, mas sua obra permanecerá como referência para a consolidação de um projeto democrático e com foco na soberania nacional.
À sua mulher, Maria Maia, aos filhos e incontáveis amigos, nós, deputados e deputadas do PT, deixamos nossa solidariedade neste momento de dor.
Brasília, 29 de janeiro de 2024
Bancada do PT na Câmara