Parlamentares da Bancada do PT na Câmara homenagearam, nesta terça-feira (25), os trabalhadores e as trabalhadoras rurais pelo seu dia. Por meio de mensagens no Twitter, os petistas lembraram que esses trabalhadores são os responsáveis pela maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
O líder do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), lembrou das suas origens na agricultura familiar. “Sou filho de um trabalhador e de uma trabalhadora rurais. Eu mesmo, até a juventude, trabalhei com meus pais. Sei, porque vivi na pele, como é difícil a vida do homem e da mulher do campo. E sei, também, que é a agricultura familiar que produz 70% da comida que chega à nossa mesa. Por isso, afirmo: é criminoso o descaso com que o governo Bolsonaro trata essa atividade.” Bohn Gass observou que a Lei Assis Carvalho II (PL 823/21), está na Câmara pronta para ser votada, e “é um socorro urgente e necessário para garantir que a produção de comida tenha continuidade e que o povo do campo tenha renda e não seja condenado à miséria por este governo desumano”, disse Bohn Gass.
Para o deputado Marcon (PT-RS), o dia 25 de maio “é a data que marca o reconhecimento aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais do nosso país”. “Aproveitamos esse dia para deixar aqui nossa gratidão, reconhecimento e respeito a todos os trabalhadores e trabalhadoras do campo, que tanto fazem pela nossa sociedade”, afirmou.
Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP) lembrou que os trabalhadores rurais são os responsáveis por boa parte da produção que abastece o País. “É a agricultura familiar que alimenta o Brasil. Por isso seguimos lutando pelo auxílio emergencial aos pequenos produtores rurais!”, disse.
O deputado Célio Moura (PT-TO) também enalteceu a importância dos trabalhadores rurais. “A força dos trabalhadores rurais alimenta e fortalece o nosso Brasil. Muito obrigado!”, ressaltou.
Por sua vez, o deputado Zé Carlos (PT-MA) parabenizou os trabalhadores rurais. “Minha homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais do nosso estado, que lutam diariamente, sendo responsáveis por 70% da produção de alimentos que chegam na casa dos brasileiros. Feliz dia a todos os trabalhadores do campo!”, disse.
Mais reconhecimento e políticas públicas
Apesar das comemorações relativas ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) ressaltou em sua página oficial que a categoria necessita de mais reconhecimento e prioridade nas políticas públicas.
A entidade reclamou que, passados um ano e dois meses da pandemia, os trabalhadores e trabalhadoras rurais continuam sem medidas emergenciais efetivas, como um auxílio emergencial, por exemplo. A Contag denuncia a falta de prioridade do governo Bolsonaro e de parte do Congresso Nacional com a categoria impactada com a suspensão das feiras livres, cancelamento de aulas presenciais, dificuldades para comercialização seus produtos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A Contag lembra que, no atual cenário de fome no País, onde quase 20 milhões de brasileiros e brasileiras passam fome, a agricultura familiar poderia ser a solução para essa situação. Segundo a Contag, cerca 1,7 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar e 6,8 milhões de pessoas que trabalham no campo poderiam ser alcançados com o auxílio para a agricultura familiar.
No final do ano passado, o congresso Nacional aprovou o projeto de lei – apresentado pela Bancada do PT – que criava o auxílio emergencial para a agricultura familiar, a chamada Lei Assis Carvalho (PL 735/2020). No entanto, a proposta foi quase totalmente vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.
“Portanto, para a Diretoria da Contag, a melhor forma de homenagear o trabalhador e a trabalhadora rural pelo seu dia é fortalecer, ainda mais, a luta por mais direitos, por dignidade e por mais condições para viver bem e trabalhar no campo com renda, produzindo alimentos saudáveis para alimentar todo o Brasil. Viva os trabalhadores e as trabalhadoras rurais!”, afirmou a entidade.
Leia abaixo outras mensagens em homenagem ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural:
Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Nosso muito obrigado aos trabalhadores rurais que produzem o alimento que vai as nossas mesas todos os dias e geram desenvolvimento no campo e na cidade. A força de seu trabalho alimenta e fortalece o nosso Brasil.”
Deputado José Ricardo (PT-AM) – “Parabéns a você trabalhadora e trabalhador rural pelo seu dia. Gratidão por produzir alimentos que estão nas mesas de nossas casas todos os dias. A luta continua!”
Deputado José Aiton Cirilo (PT-CE) – “Hoje, minha homenagem vai para esses homens e mulheres, que todos os dias acordam cedo e por meio de seu suor, ajudam na economia do país e a chegar alimento na mesa do povo brasileiro”.
Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – “Hoje, é o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural! Cerca de 70% dos nossos alimentos vêm da agricultura familiar, do pequeno agricultor.”
Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – “A minha formação e militância está vinculada à minha origem rural bocaiuvense. Com os sitiantes e posseiros do Norte de Minas, aprendi sobre a dura vida do campo. Solidifiquei valores que me inspiram como vereador, prefeito, ministro e deputado federal.”
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Nasci na roça, em Bom Sucesso-MG, e sou filho de trabalhadores rurais, profissão que comemora o seu dia hoje. Sei da luta desses guerreiros e guerreiras que acordam antes do sol para cultivar a terra. E devo meu estudo, minha formação e muito mais a eles. Parabéns pelo dia!”
Também postaram homenagens aos trabalhadores rurais no Twitter os deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e José Guimarães (PT-CE).
Héber Carvalho