Nilto Tatto: “Queimando o presente e o futuro”

Na quinta-feira da semana passada, Ricardo Salles visitou o Pantanal, onde pôde ver com seus próprios olhos os incêndios que ele e o presidente da República minimizam até hoje. No mesmo dia, o ministro do Meio Ambiente participou de uma Live com Bolsonaro para falar do assunto.

Não tenho dúvidas de que a postura das duas maiores autoridades do País no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente pode ser caracterizada como crime de responsabilidade. A transmissão não revelou nada divergente do que ambos vem falando e fazendo até hoje, mas ainda assim foi surpreendente pela má-fé e o pouco caso de cada um com um bioma tão importante quanto o Pantanal e as comunidades que ali vivem.

Enquanto o ministro dizia que o que estava queimando era o capim que não havia sido digerido pelo gado (devido à uma suposta perseguição sofrida pelos pecuaristas da região), Bolsonaro colocava a culpa nos caboclos e indígenas. Como se não bastasse, o presidente aproveitou à ocasião para atacar o Código Florestal Brasileiro, as áreas de proteção ambiental e os territórios de povos tradicionais, que nesta semana estão sendo alvo de medidas que poderão destruí-los.

Não por acaso, eu também estive no Pantanal na semana passada, integrando uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados para investigar as queimadas e a destruição dos biomas brasileiros. Durante a diligência, nós, membros da Comissão, conversamos com pecuaristas, bombeiros, moradores, lideranças políticas e comunitárias da região. Por dois dias percorremos a Transpantaneira, avistando alguns dos milhares de pontos de incêndio que vem consumindo o Pantanal. Quem vê o que acontece ali, não pode relativizar a tragédia.

Por isso, um dos primeiros encaminhamentos da Comissão será a convocação do ministro do Meio Ambiente para explicar quais ações o governo tem tomado para combater o desastre ambiental causado por estas queimadas. Também queremos ouvir o Ministério da Defesa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e alguns responsáveis por coordenar o turismo no Pantanal. O Brasil não pode continuar queimando seu presente e seu futuro, como deseja o governo federal.

Nilto Tatto é deputado federal (PT-SP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100