Nilto Tatto: “Passaporte para o futuro”

Deputado Nilto Tatto. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Nesta Semana do Meio Ambiente, o governo Federal brasileiro lançou uma nova fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm). É um projeto ousado, mas tangível, envolvendo nada menos do que 17 ministérios, resultado do trabalho de uma comissão criada no primeiro dia de governo Lula, que definiu 4 eixos de atuação: atividades produtivas sustentáveis; monitoramento e controle ambiental; ordenamento territorial e fundiário e instrumentos normativos econômicos.

A meta é zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030, se aproveitando também de medidas bem-sucedidas adotadas a partir de 2004, ainda no primeiro governo Lula, que foram descontinuadas em 2016 e que voltam com força total. As medidas incluem a criação e ampliação de Unidades de Conservação; retomada de conselhos, fundos e comissões na área de clima e correção de atos do governo anterior que reduziram a ambição climática do País. Muitas destas ações já estão em andamento, como a recuperação de órgãos e políticas socioambientais, como o Ibama, ICMBio, INPE e até o Incra e a FUNAI.

Além da nova fase do PPCDAm, o governo Federal assinou 5 decretos na área ambiental; mais 2 decretos para ampliação e criação de Unidades de Conservação e instituiu uma comissão para a preparação da COP30, Conferência do Clima da ONU que deverá ser realizada no Brasil em 2025. Não é difícil perceber, portanto, a centralidade conferida à pauta ambiental por parte do governo do presidente Lula.

Com isso, o Brasil tem uma oportunidade única não apenas de fazer a sua lição de casa no enfrentamento da crise climática, mas de cumprir a própria Constituição Federal na garantia de um ambiente equilibrado para todos; resgatar o cuidado e a valorização dos povos tradicionais, grandes parceiros da conservação e de quebra, se tornar o protagonista global das mudanças necessárias para que a nossa forma de existir no planeta seja respeitosa, harmônica e sustentável. Uma política ambiental efetiva, como vem sendo construída hoje para o Estado brasileiro, é o grande desafio do presente e o nosso passaporte para o futuro.

 

Nilto Tatto é deputado federal (PT-SP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100