Nilto Tatto: “Outros carnavais”

Se para uma boa parte dos brasileiros e brasileiras não há clima para festejar o carnaval em meio a 240 mil mortes causadas pela COVID19, para outros, um grito segue entalado na garganta, causado pelo vazio deixado tanto pelos entes que partiram como pela festa que não foi. A ausência de celebração da mais tradicional e identitária festa brasileira, que sintetiza o estereótipo alegre do nosso povo, amplifica ainda mais as dores das perdas.

É claro que não podemos permitir que o discurso de ódio e a indiferença tomem o lugar da alegria de viver tão característica do brasileiro. Por outro lado, o momento exige respeitar e viver o luto, fazendo dele também instrumento de nossas lutas. Haveremos de celebrar este e tantos outros carnavais, mas não agora, não sobre os corpos de nossos irmãos e irmãs; pais, mães, avôs e avós; filhos e filhas; homens, mulheres e crianças que se foram nesses quase 12 meses de pandemia.

Celebrar o carnaval está no nosso sangue, no meu inclusive, mas não é e nem pode ser a única maneira de preservar a identidade do povo brasileiro. Somos alegres, festivos, mas também muito trabalhadores e solidários, e esta última talvez seja a nossa característica mais importante neste momento, capaz de salvar as nossas e outras vidas. Poderia citar mais uma vez alguma das inúmeras e maravilhosas iniciativas beneficentes que se multiplicaram desde março do ano passado por todo o Brasil, mas um outro acontecimento merece especial destaque.

Quando Julio Lancellotti quebrou as pedras colocadas pela prefeitura de São Paulo debaixo de um viaduto com o intuito de coibir moradores de rua a buscar abrigo no local, o padre, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, ajudou a reascender os espíritos da fraternidade e da luta em defesa dos desvalidos que sempre habitaram nossos corpos, mentes e corações. Depois do ato do padre, cidadãos tomaram iniciativas semelhantes em outras cidades do País. Hoje estamos derrubando pedras e assim também se derruba o fascismo. Isso é que não pode ficar para outros carnavais.

 

Nilto Tatto é deputado federal (PT-SP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100