Nilto Tatto: Os desafios globais na área do meio ambiente ganharam um contorno de gravidade com Trump

Deputado Nilto Tatto. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, em seu artigo semanal publicado nesta quarta-feira (22/01), afirma que os desafios globais na área do meio ambiente e mudanças climáticas ganharam um novo contorno de gravidade com a posse de Donald Trump nos Estados Unidos. Ele destaca as polêmicas medidas adotadas já no primeiro dia de governo, entre elas a retirada dos EUA do acordo de Paris e a anulação de políticas ambientais estabelecidas no governo Biden.

“Trump sinalizou um retrocesso na luta contra as mudanças climáticas, ignorando o consenso científico e as urgências globais. A saída dos EUA, o segundo maior emissor de carbono do planeta, enfraquece o acordo e mina a cooperação internacional”, alertou Nilto Tatto.

Leia a íntegra do artigo:

Tempos difíceis

Os desafios globais na área do Meio Ambiente e mudanças climáticas ganharam um novo contorno de gravidade com a posse de Donald Trump nos Estados Unidos e as polêmicas medidas adotadas já no primeiro dia de governo. Ao retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris e anular políticas ambientais estabelecidas no governo Biden, Trump sinalizou um retrocesso na luta contra as mudanças climáticas, ignorando o consenso científico e as urgências globais. A saída dos EUA, o segundo maior emissor de carbono do planeta, enfraquece o acordo e mina a cooperação internacional.

Além disso, os decretos de Trump desfizeram regulamentações que protegiam áreas naturais, incentivavam fontes de energia limpa e limitavam emissões industriais. Essa postura desrespeita compromissos ambientais e coloca em risco comunidades vulneráveis já impactadas pelas mudanças climáticas, como desastres naturais e perda de biodiversidade, como temos visto nos incêndios que atingem a Califórnia.

A governança ambiental global é essencial para superar desafios que ultrapassam fronteiras nacionais. Os países precisam atuar de forma coordenada, com metas ambiciosas que mitiguem impactos ambientais e promovam adaptação às mudanças em curso. Será necessária uma engenharia de diplomacia e pressões para que os EUA sigam fazendo sua parte de alguma maneira, especialmente a partir dos estados americanos, tendo em vista que pela constituição estadunidense eles têm alguma autonomia de gestão.

Em contraponto, o Brasil tem feito a lição de casa sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva. O Brasil reafirmou o compromisso com o Acordo de Paris e a meta de zerar o desmatamento até 2030. Temos conseguido quedas expressivas do desmatamento em vários de nossos biomas.

O retorno dos EUA a uma política ambiental responsável é urgente. A liderança de figuras como Lula nos lembra que ainda há esperança. A mobilização global é chave para reverter danos e construir um futuro sustentável.

 

Nilto Tatto é deputado federal (PT-SP)

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100