Nilto Tatto coordena a Frente Parlamentar Ambientalista, instalada hoje no Congresso Nacional

Deputado Nilto Tatto. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Dezenas de parlamentares, representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, além de autoridades do governo e de partidos políticos, participaram na manhã quarta-feira (1º) da abertura dos trabalhos da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional em 2023. Na Câmara, o coordenador da Frente será o deputado Nilto Tatto (PT-SP). No Senado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) estará à frente do colegiado. Durante o evento, realizado na Câmara, Tatto ressaltou que as principais tarefas do colegiado são evitar o avanço de retrocessos ambientais no Congresso e apoiar iniciativas em defesa do meio ambiente promovidas pelo governo Lula.

“Hoje instalamos a Frente Parlamentar Ambientalista que tem um desafio enorme: juntar sociedade civil e Congresso Nacional para fazer valer a implementação do programa de governo do presidente Lula que coloca a agenda socioambiental na centralidade. O governo já vem fazendo uma série de ações para implementar esse programa de governo, e nós aqui dentro do parlamento, através da Frente Parlamentar Ambientalista, vamos fazer o nosso papel impedindo o avanço de projetos que representam retrocessos e propondo uma legislação que dê suporte para enfrentarmos a crise climática, enfrentando também a desigualdade, a fome, o desemprego e a produção de alimentos”, explicou o petista.

Petistas presentes

Vários parlamentares do PT estiveram presentes na abertura dos trabalhos da Frente. Dentre eles Airton Faleiro (PA), Bohn Gass (RS), Camila Jara (MS), Fernando Mineiro (RN), Juliana Cardoso (SP), Natália Bonavides (RN), Mineiro (RN) e Pedro Uczai (SC).

Também compareceram várias lideranças políticas do governo Lula e de partidos da base. Representaram o governo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e o Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. Pelos partidos, estiveram presentes o presidente do PSOL, Juliano Coutinho, e o Secretário de Meio Ambiente do PT Nacional, Saulo Dias, além vários parlamentares do PSOL, PSB e Rede.

Participaram ainda da atividade, representantes de entidades ligadas às questões ambientais. Entre elas, SOS Mata Atlântica, SOS Pantanal, Greenpeace, Instituto Socioambiental, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Contag. Do governo Lula, participaram representantes da Embrapa, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria de Meio Ambiente do governo do Distrito Federal, e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio.

 

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também