Nilto Tatto: “Como reduzir os agrotóxicos”

Deputado Nilto Tatto (SP) Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Sempre que falamos da redução do uso de agrotóxicos no Brasil, recebemos uma enxurrada de mensagens, críticas e ameaças de ruralistas e suas milícias digitais, dizendo que safras inteiras se perderiam e o brasileiro passaria fome se não utilizassem venenos. Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que é possível e viável produzir sem agroquímicos. Em segundo, temos que lembrar que o Brasil voltou ao mapa da fome, mesmo com recordes na produção de grãos, ou seja, o agro não alimenta.

Hoje existem inúmeras políticas públicas para fomentar o agronegócio. Cito como exemplo as isenções e benefícios tributários para a cadeia do veneno, na casa dos bilhões de reais ao ano. Imaginem se a agroecologia, a agricultura familiar e orgânica recebessem o mesmo apoio, financeiro, tecnológico e até assistência técnica, por parte do governo. Seguramente os produtos orgânicos não seriam tão caros para o consumidor final, mas este é apenas um dos ganhos do investimento no pequeno produtor rural.

Outros benefícios estão ligados à qualidade do alimento; à redução dos gastos em saúde; à preservação do meio-ambiente e dos recursos naturais; à manutenção do trabalhador na roça; ao fomento à economia local; à distribuição de terras e de renda, só para citar alguns exemplos. Ao ler estas linhas, muita gente irá perguntar: “como então fazer esta transição, de um modelo baseado no latifúndio, na monocultura e no uso intensivo de agroquímicos para um modelo sustentável?”. Se eu disser que a solução é simples, estarei mentindo, o que não quer dizer que seja impossível. Há um caminho e ainda há tempo.

Ao mesmo tempo em que tramitam no Congresso projetos para liberar mais venenos, há propostas no sentido contrário, como a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA). Trata-se de um instrumento que prevê a diminuição dos agroquímicos; implementação de políticas públicas, de financiamento e capacitação dos pequenos produtores, respeitando seu modo de vida e o ambiente em que estão inseridos. O resultado é a produção de alimentos saudáveis; um meio ambiente equilibrado; geração de emprego e renda, colocando o País novamente no rumo do desenvolvimento sustentável. Vamos nessa?

Nilto Tatto é deputado federal (PT-SP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100