O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em pronunciamento no plenário que o Vaticano já informou que não há qualquer impedimento para o início do processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara. “Essa notícia enche os nossos corações de alegria, renova as nossas esperanças nas lutas por justiça social, fortalece as convicções dos que acreditam na democracia”, disse Luiz Couto.
Dom Hélder Câmara foi Bispo auxiliar do Rio e secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e teve forte atuação social e política. Dom Hélder morreu em 1999. O pedido de beatificação foi feito pela Arquidiocese de Olinda e Recife.
“Dom Helder Câmara era firme em sua luta contra o regime autoritário que se abateu sobre o país, mas sem deixar abrir mão da ternura. Era contundente na denúncia contra a casa grande que insistia em eternizar as senzalas, sem, entretanto, abrir mão de ser generoso. Tinha os pés no chão e uma vida simples encarnada na vida simples do povo. Agia no cotidiano, mas sempre anunciado o futuro de justiça e paz. Dom Helder Câmara foi profeta do povo de Deus no Nordeste e a sua vida de santidade, inscrita em nossas vidas e memórias, é o testemunho verdadeiro de que o amor vale a pena”, destacou o deputado Luiz Couto.
Gizele Benitz