Não é presente de natal

no Jornal PT Brasil, Amanda Guerra entrevista o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), para falar sobre a PL que ameaça os biomas brasileiros.
Deputado Nilto Tatto. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Sempre que chega o final do ano, especialmente quando se aproxima o Natal, eu me pego pensando na figura do Papai Noel, que presenteia as crianças mais ricas, mas por motivos óbvios não chega nas comunidades mais pobres. Nestes casos, o que a gente vê é um esforço enorme de ONGs e associações na construção de um Natal solidário, tentando compensar, pelo menos naquele momento, carências que as crianças das periferias enfrentam desde o berço.

É maravilhoso ver os olhos dos pequenos brilhando, na expectativa de uma roupa nova, um brinquedo, ou qualquer outra surpresa que lhes devolva, nem que seja temporariamente, um pouco da infância roubada pela dureza de suas vidas. Hoje estas iniciativas solidárias são imprescindíveis para garantir o mínimo de dignidade, mas é preciso ir além. É preciso combater as desigualdades que historicamente definiram o nosso País, manifestas na ausência de direitos básicos, da saúde à educação, da moradia ao saneamento, do emprego ao meio ambiente equilibrado.

Felizmente, de janeiro pra cá, muito tem sido feito pelo governo federal para combater a fome, que voltou a assolar o Brasil nos últimos 8 anos, castigando em especial as crianças mais pobres, que mereciam uma sorte melhor. A volta do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida também já começam a resgatar a esperança do povo brasileiro num futuro próspero, de igualdade e respeito. Soma-se a isso, os investimentos do Ministério da Saúde, que a gente vê na retomada das Farmácias Populares, das campanhas de vacinação, na construção de hospitais e unidades básicas de saúde.

Como socioambientalista que sou, sei que não existe o combate às desigualdades sem o enfrentamento da crise climática – mais um ponto positivo dos programas que voltaram em 2023, colocando o meio ambiente no centro da pauta. Não é presente de Natal, mas política pública carregada do mesmo espírito fraterno, que promete mudar a vida do brasileiro, em especial das crianças, para sempre. Aproveito para desejar, como católico que sou, um Feliz Natal e mais do que isso, uma vida próspera e fecunda para todas e todos!

 

Nilto Tatto (PT-SP) é deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também