Em viagem à China nesta semana para tratar de parcerias entre o país e o Brasil, o deputado Vicente Cândido (PT-SP), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara, visitou dois bancos que estão entre os maiores do mundo. Ele foi recebido pelo presidente do Banco Industrial e Comercial da China (o ICBC, na sigla em inglês), Victor Zhao Guical, na sede da instituição em Pequim. Ainda em Pequim, Vicente Cândido e o vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges, se reuniram com o vice-presidente do CCB Trust, Huang Jianfeng.
O deputado Vicente Cândido aproveitou para presentear Zhao Guical e Huang Jianfeng com uma camisa autografada da seleção brasileira de futebol. O presidente do banco ICBC recebeu também uma camisa do Corinthians – o banco chinês é parceiro da Caixa Econômica Federal no patrocínio ao clube paulista.
A agenda de Vicente Cândido na capital chinesa incluiu também reunião com o presidente da maior empresa de agricultura na China, Wu Xiangfeng. Segundo o deputado, o dirigente da empresa chinesa “demonstrou grande interesse em investir no Brasil”.
Vicente Cândido e o vice-presidente do Banco do Brasil estiveram também na sede da Ceiec – empresa do ramo da engenharia-, onde foram recebidos por seu vice-presidente, Zhow Xin.
Parceria no futebol –Vicente Cândido, que também é diretor de Assuntos Internacionais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), esteve com o vice-presidente da Associação Chinesa de Futebol, Mr. Lin Xiaohua, e diretores da entidade, para discutir a internacionalização da marca da CBF e a divulgação do futebol brasileiro.
“Entre outros assuntos, falamos também sobre a possibilidade de Brasil e China organizarem torneios com atletas dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África)”, destacou ele.
Seguindo a tradição chinesa de presentear, o dirigente do futebol chinês deu a Vicente Cândido uma miniatura da Ópera de Pequim e, como retribuição, o dirigente da CBF o presenteou com uma camisa da seleção brasileira.
Ainda em Pequim, Vicente Cândido visitou a sede do maior site de busca do país, o Baidu. O deputado propôs uma parceira que inclui a divulgação do futebol brasileiro e dos produtos a ele associados na China e em outros países da Ásia. Por outro lado, a proposta é trabalhar a introdução do Baidu no Brasil por meio do futebol. “A ideia é colar a imagem de um no outro”, explica Vicente Cândido.
A viagem do deputado à China faz parte das ações que ele vem tendo para concretizar parceria com a China na área do futebol, como intercâmbio na formação de atletas, intercâmbio em gestão esportiva, televisionamento de jogos, entre outros temas. No mês passado, Vicente Cândido entregou uma Carta de Intenções da CBF ao embaixador da China no Brasil, Mr. Li Jinzhang, na qual a instituição afirma que um de seus objetivos é a construção de uma relação de cooperação entre os dois países.
Além da China, a Rússia também recebeu uma Carta de Intenções com o mesmo teor. Vicente Cândido disse que, inclusive, há convite daquele país para uma visita e que já iniciou conversas com o Irã e a Holanda.
PT na Câmara, com assessoria parlamentar