Mulheres vão lutar pelos 30% do fundo eleitoral, garante Ana Perugini

A presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal (CMulher), deputada Ana Perugini (PT-SP), afirmou que as mulheres vão lutar pelos 30% do fundo eleitoral, definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para candidaturas femininas nas eleições de outubro. A declaração foi dada em entrevista ao programa “Palavra Aberta”, veiculado pela TV Câmara dos Deputados na sexta-feira (8).

“Quem estiver em dúvida ou achar que a decisão foi injusta deve acionar a Justiça e fazer o pedido que quiser fazer. Mas nós, mulheres, vamos lutar para que os 30% permaneçam com as mulheres”, respondeu a parlamentar, ao ser questionada pela jornalista Daniela André sobre a movimentação de lideranças partidárias contrárias à decisão do TSE.

Para a deputada Ana Perugini, que é coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara Federal, o entendimento do tribunal é claro e justo. “Se temos que ser 30% para compor uma chapa, 30% dos recursos devem vir também. É simples”, avaliou a parlamentar.

“O que não podemos aceitar, enquanto mulheres, é que continuemos com um número vergonhoso, que não chega a 10% de mulheres ocupando espaço aqui [na Câmara dos Deputados] e o número de mulheres ‘laranjas’ que tivemos na última eleição, em função de só se candidatarem para ajudar as chapas dos partidos”, completou Ana, que também coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres no Congresso Nacional.

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral foi anunciada no último dia 22 de maio, em resposta à consulta feita dois meses antes pela ex-ministra da Corte Luciana Lóssio e assinada pela presidenta da CMulher, Ana Perugini, pela procuradora Especial da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), além de representantes da Bancada Feminina, de partidos e movimentos de mulheres.

Os ministros do TSE entenderam que, no caso de partidos com mais de 30% de candidatas, o repasse deve ser proporcional e que o percentual de 30% também vale para tempo de televisão e para propaganda eleitoral no rádio e na tevê.

Assessoria de Imprensa

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex