MP dos Portos: Relatório é apresentado e Guimarães cita amplo entendimento

Foto. Salu Parente

O relatório da Medida Provisória dos Portos (MP 595/12) foi apresentado nesta quarta-feira (17) durante a décima reunião da comissão mista instalada para analisar a matéria. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM), relator da MP, fez a leitura do relatório que será debatido na próxima terça-feira (23) e votado na quarta (24).

O relator acolheu 137 das 645 emendas apresentadas pelos parlamentares. Entre os principais pontos alterados da MP original estão as  garantias dadas aos trabalhadores como: aposentadoria especial, renda mínima, restrição ao trabalho temporário, reconhecimento da Convenção 137 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), reconhecimento das categorias diferenciadas e a capacitação dos trabalhadores.

Além disso, como resultado das emendas acolhidas, o relatório estabelece procedimentos para chamadas públicas de Terminais de Uso Privado (TUPs); define a figura do Terminal Indústria,  e veda a participação em licitações de empresas com mais de 5% de cota societária de empresas de navegação (armadores). O texto deixa claro que a possibilidade da Antaq obrigar o arrendatário a movimentar cargas de terceiros tem caráter excepcional.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE), presidente da comissão e líder do PT na Câmara, “o desfecho é resultado de um amplo entendimento feito com o governo”. De acordo com Guimarães, o governo foi eficiente no diálogo. “100% dos acordos com os trabalhadores foram mantidos; 100% da questão da centralização ou descentralização foram equacionados e foi construído um amplíssimo acordo”, destacou.

Guimarães comemorou o resultado do trabalho da comissão que se pautou pelo diálogo permanente. “Agora, se ainda houver alguma divergência, a comissão vota”, afirmou com tranquilidade o líder do PT. “É uma grande conquista para o país ter um novo marco regulatório para o setor portuário, capaz de dar condições para crescimento e competitividade para a indústria brasileira, diminuindo o custo Brasil”, concluiu Guimarães.

Editada em seis de dezembro do ano passado, a Medida Provisória dos Portos pretende agilizar e baratear o frete marítimo no país, reduzir o tempo médio de carga e descarga e aumentar a competitividade do setor. O prazo final, já prorrogado uma vez, para que o texto seja votado pelo Congresso ou perca a validade vence no dia 16 de maio.

Links: http://www.ptnacamara.org.br/index.php/component/content/article/42-noticias/14294

Jonas Tolocka

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100