Continua a repercutir junto a deputados da bancada do PT na Câmara a morte, no último final de semana, de D. Tomás Balduíno, fundador da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Discursos de petistas em plenário homenagearam e manifestaram gratidão à luta do bispo em defesa dos menos favorecidos.
Para a deputada Luci Choinacki (PT-SC), D. Tomás foi “um bispo corajoso, determinado na defesa dos pobres e da reforma agrária. Percebeu a importância que tem o povo brasileiro e o valorizou. Caminhou junto com o povo. Não fazia só o discurso, caminhava junto. Com ele eu caminhei muitas e muitas vezes. Estivemos em reuniões, defendendo os direitos, mobilizando e participando”, disse.
“Acredito que D. Tomás está nos protegendo espiritualmente, e se encontrou com outro grande bispo que também não está no nosso meio, D. José Gomes. Eles foram fundadores da Pastoral da Terra e das Comunidades Eclesiais de Base, que fizeram com que o povo mais humilde e pobre do campo tivesse consciência do direito”, completou a deputada Luci.
Para o deputado Bohn Gass (PT-RS), morreu um homem bom.” Um homem libertário, da igreja popular, da Teologia da Libertação, um homem do povo, que fez suas pregações e o seu envolvimento social. E a bondade de Dom Balduíno nos fará falta”.
PT na Câmara