“Moro e Dallagnol cumprem missão dos EUA para destruir a economia nacional”, denuncia João Daniel

Mais uma revelação feita em matéria do site “The Intercept Brasil” na quinta-feira (12), que trouxe à tona a interferência e os interesses dos norte-americanos com a operação Lava Jato, coordenada pelo procurador federal Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça do governo Bolsonaro. A notícia ganhou repercussão em um pronunciamento feito na sessão da Câmara pelo deputado federal João Daniel (PT-SE). Segundo o parlamentar, a matéria traz elementos que já se sabia que era uma questão de tempo as provas aparecerem da interferência e dos interesses norte-americanos em conluio com a Lava Jato.

“Está hoje estampada nos jornais e sites a vergonha que o mundo inteiro viu. Os advogados do presidente Lula, em nome de toda a equipe, desde o primeiro momento, denunciaram e a cada dia fica mais provado. Quero parabenizar, em nome de toda a equipe, os advogados do presidente Lula, que tiveram coragem, firmeza. Hoje está desmoralizada a quadrilha coordenada por Moro e por Dallagnol, que ganharam presente. O Moro ganhou o Ministério da Justiça”, afirmou o parlamentar.

Vida facilitada aos EUA

Conversas de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) obtidas pelo The Intercept Brasil mostram que a operação Lava Jato colaborou secretamente com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). De acordo com o site, a equipe brasileira facilitou a investigação dos americanos. “Os americanos não querem que divulguemos as coisas”, escreveu Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa, numa conversa com um assessor de comunicação em 5 de outubro de 2015.

“Sergio Moro e Dallagnol foram os homens preparados e articulados para cumprir a missão dos americanos, das grandes corporações para a destruição da economia nacional, das grandes empresas brasileiras e, em especial, da Petrobras”, afirmou João Daniel. Segundo ele, para que isso acontecesse, era preciso tirar o governo da presidenta Dilma Rousseff e impossibilitar a participação do ex-presidente Lula do processo eleitoral de 2018.

O parlamentar relatou que, segundo o Intercept, foi pela imprensa que o então ministro da Justiça José Eduardo Cardozo soube da vinda dos investigadores para o Brasil. Pelo tratado de assistência legal mútua assinado por Brasil e Estados Unidos, chamado de MLAT, caberia a Cardozo aprovar colaboração jurídica entre os procuradores dos dois países, mas as mensagens mostram que Dallagnol queria evitar isso e assim fez, mesmo atropelando a Lei.

O procurador Vladimir Aras, responsável pela cooperação internacional na Procuradoria-Geral da República (PGR), disse a Dallagnol que o governo da presidenta Dilma ficou “indignado” ao saber da visita. Segundo o Intercept, Dallagnol convenceu Aras a limitar as informações que repassaria ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI).

Burlando a lei

De acordo com a reportagem, dias depois que os americanos partiram de Curitiba, o procurador Orlando Martello rascunhou um e-mail para os americanos, incentivando-os a conduzir entrevistas com delatores diretamente nos Estados Unidos. Dessa forma, não teriam que obedecer à lei brasileira. Para João Daniel, isso mostra que eles não apenas burlaram a lei, como incentivaram que os americanos também procedessem assim.

Na avaliação do deputado João Daniel, é necessário que o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronuncie e que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tome alguma atitude. Para ele, não se pode criar narrativas e justificar o descumprimento de regras, abalar o funcionamento das instituições e legitimar a subserviência e entreguismos por ódio político ao PT. “Essa matéria demonstra a gravidade que este país está. Onde determinados agrupamentos ideológicos se comportam acima da lei e afetam uma nação inteira por seus caprichos”, completou.

Assessoria de Comunicação

Foto – Gabriel Paiva

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex