Em discurso na tribuna da Câmara a deputada Moema Gramacho (PT-BA) saudou a criatividade da população e dos movimentos sociais ao produzirem campanhas de combate a diversos tipos de câncer a partir do arco-íris da prevenção. Ele lembrou o Setembro Verde, de prevenção ao câncer do intestino; o Outubro Rosa alertou contra o câncer de mama e o Novembro Azul que chama a atenção para o câncer de próstata.
A petista fez um apelo aos deputados e aos homens brasileiros para que não deixem de fazer o exame da próstata periodicamente. “Não há nada que se faça para evitar esta doença. Mas ela tem uma causa, e esta causa é o preconceito. Nós temos que superar esse preconceito, porque o melhor remédio, a melhor solução para a prevenção do câncer de próstata é a detecção precoce”, alertou Moema.
Novembro Negro – Moema também chamou a atenção para a sequência do arco-íris com a chegada do Novembro Negro, que chama a atenção para a igualdade. De acordo com a deputada, no próximo dia 18 Brasília será palco do encontro de mulheres negras que estarão reunidas na luta pela igualdade e o empoderamento de gênero e raça.
“Quero parabenizar, em nome de todas as mulheres negras da Bahia e do Brasil, as mulheres do Bankoma, as mulheres do Ilê e também as mulheres do Olodum. São mulheres maravilhosas que representam a maioria de todas as mulheres do nosso País, que virão em marcha para mostrar a sua grandeza, a sua luta e tudo o que ainda se tem para conquistar”, disse Moema.
Benildes Rodrigues
Foto: Salu Parente