Os deputados Fernando Marroni (PT-RS) e Ronaldo Zulke (PT-RS) elogiaram, na tribuna da Câmara, as conquistas do governo liderado pelo PT nos últimos dez anos. Marroni lembrou que nesse período foi batido recorde na geração de postos de trabalho e no aumento de renda do trabalhador brasileiro. Ele citou a criação de 19 milhões de empregos. “Com o governo do ex-presidente Lula foi inaugurado um novo tempo no Brasil”, disse.
“Nesses dez anos de Governo pudemos comemorar uma queda significativa das taxas de juros no Brasil, possibilitando novos investimentos; o aumento do emprego, como nunca, e o aumento da renda. Só no salário mínimo tivemos um aumento de renda de algo em torno de 70%”, afirmou Marroni.
O deputado frisou que o país tem muito a comemorar, mas lembrou que existem desafios a serem superados. Um dos pontos elencados pelo petista diz respeito à educação. “Precisamos cumprir a determinação de colocar novos recursos para o financiamento da educação, e esses novos recursos estão exatamente nos royalties do pré-sal”, defendeu.
O deputado Ronaldo Zulke compartilhou da opinião e acrescentou que apesar da crise econômica internacional, que atinge grande parte dos países europeus, aqui no Brasil, apesar de todas as dificuldades, a economia cresce e gera emprego e renda.
“Aqui, no Brasil, nós distribuímos renda através daquele instrumento que é o mais potente instrumento de distribuição de renda em um País, que é o salário mínimo, que, nos últimos anos teve um incremento no seu poder de compra de mais de 60%. Portanto, os trabalhadores brasileiros estão comprando mais e estão vivendo melhor”, argumentou Zulke.
De acordo com o Ronaldo Zulke, isso tudo não “caiu do céu”. “Há uma política de inclusão social, através dos programas sociais, que hoje alcança milhares de brasileiros na apropriação da riqueza gerada. O nosso país, que era uma pirâmide, hoje é um losango, em que 40 milhões de brasileiros estão ascendendo socialmente. Tudo isso ocorre graças a um projeto político generoso com o nosso povo. Vamos fazer com que esse projeto possa cada vez mais ampliar as suas ações e os seus benefícios”, disse o petista.
Benildes Rodrigues