Mobilização dos trabalhadores afasta ameaça de terceirização na administração pública

siba tribuna 04 02 15

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), comemorou nesta terça-feira (14) como “uma vitória dos trabalhadores”  a decisão do plenário  de retirar do texto do projeto de lei (PL 4330/04 ) da terceirização  a possibilidade de as empresas públicas,  sociedades de economia mista e as suas subsidiárias e controladas, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, serem submetidas às regras de terceirização.  “Foi graças à pressão da sociedade brasileira, como sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais que conseguimos esta primeira vitória”, disse o líder.

 

“A nossa discordância do projeto é quando coloca todas as atividades com a possibilidade de serem terceirizadas. Esta parte do texto que foi retirada estendia isso e seria nocivo e anticonstitucional, pois  o trabalhador da atividade fim só pode entrar no serviço público por meio de concurso público. A Bancada do PT concordou com a retirada desta parte do texto e isso significa um ganho”, disse Sibá.

 

A bancada do partido na Câmara vem atuando fortemente nas redes sociais contra o PL 4330 e as ameaças que ele representa aos direitos trabalhistas de todos os brasileiros. Nesta quarta-feira, um dos desafios na votação de novos destaques pelo plenário, será retirar a  palavra “qualquer” do texto base já aprovado na semana passada, para evitar que a atividade terceirizada se torne indiscriminada em todas as atividades,  solapando os direitos trabalhistas e enterrando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

 

O líder lembrou que é preciso preservar os direitos trabalhistas de 33 milhões de brasileiros que são regularmente contratados com base na CLT e, ao mesmo tempo, “ assegurar garantias e todos os direitos aos mais de 12 milhões de brasileiros terceirizados, que trabalham em condições precárias sob o regime de terceirização. Esses trabalhadores terceirizados vivem numa espécie de Deus-Dará trabalhista, e isso é inconcebível, pois devem ter seus direitos assegurados”, afirmou Sibá.

 

A supressão da palavra qualquer do texto do PL 4330 derruba a interpretação de que a terceirização pode ocorrer em todas as atividades da empresa, mas o texto ainda tem outros pontos questionados. A terceirização, lembrou o líder, prejudica  a ascensão profissional dos trabalhadores, tanto na iniciativa privada como em empresas públicas ou de capital misto. A expectativa,  acrescentou o líder petista, “é a de que nesta quarta, em plenário, a gente consiga formar maioria e mudar o texto base para não permitir terceirização nas atividades fim”.

 

Mobilização da sociedade – O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), vice-líder da Bancada do PT, afirmou que a retirada hoje da possibilidade de terceirização nas empresas da administração pública indireta, é uma resposta à mobilização da sociedade contra o projeto.  “Esta primeira vitória é fruto da mobilização da sociedade, dos sindicatos, das centrais sindicais, que deixaram claro para os parlamentares que não aceitam a perda de direitos e a precarização do trabalho. É importante continuar esta mobilização para conseguirmos outras vitórias”, afirmou Molon.

 

O texto-base do PL 4330 foi aprovado na semana passada, com o voto contrário de todos os deputados da Bancada do PT.  A oposição,como PSDB e DEM, votou em peso a favor do PL que é contrário aos direitos trabalhistas e , em essência, permitia até o fim dos concursos públicos.

Equipe PT na Câmara

 

Ouça o discurso do Líder Sibá Machado

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também