Mobilidade urbana: Movimento das ruas motivou busca de soluções pelos Poderes

joaopaulolima

Por iniciativa do deputado João Paulo Lima (PT-PE), a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara realizou audiência pública, nesta quarta-feira (25), para discutir a qualidade do transporte público nas capitais brasileiras.

Os expositores convidados se disseram satisfeitos com a retomada dos investimentos federais para a mobilidade urbana e citaram as manifestações de junho como um fato importante para colocar esse tema no centro da agenda de debates da sociedade.

O deputado João Paulo também se referiu positivamente em relação às “jornadas” de junho e julho. “Foi necessário o povo ir para a rua para aguçar a sensibilidade quanto a esse tema. O momento político das ruas está colocando no canto os poderes e até os empresários, para que sejam encontradas as saídas”, disse o petista.

Nesse contexto, Marcos Bicálio, representante da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), defendeu a participação da sociedade no processo de discussão e decisão quanto às diretrizes para o transporte público. “A sociedade brasileira deve ser ouvida e deve participar das decisões. Assim, acredito que poderemos dar um salto de qualidade na mobilidade urbana no Brasil”, sugeriu Bicálio.

O Pacto pela Mobilidade, aprovado no Congresso e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, foi citado por João Paulo Lima como um divisor de águas dessa questão no Brasil. Apesar dos avanços recentes, o parlamentar pernambucano criticou o custo e a qualidade do transporte público brasileiro. “Nós temos nas grandes cidades uma verdadeira tortura na questão do transporte coletivo. Além disso, o custo é elevadíssimo e a prova disso é que 33% da população faz deslocamentos a pé porque não pode pagar a tarifa”, afirmou João Paulo.

“Sem falar no impacto sobre a produtividade nacional do trabalhador, que chega ao local de serviço com um nível de estresse muito grande”, complementou o deputado.

Fabiano Sobreira, arquiteto e urbanista, defendeu o modelo de integração entre os diversos tipos de opções de transporte público como a solução mais eficaz. “Não existe o modo ideal, existe a conexão dos diversos modos. É preciso conectar o ônibus ao metrô, o metrô à bicicleta e nesse diálogo entre os modos, o foco deve ser a qualidade e a sustentabilidade”, explicou Sobreira.

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex