O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) confirmou nesta sexta-feira (10) ao prefeito Celso Pozzobom (PSC), que o ministro Celso Sabino (Turismo) estará presente na inauguração do Centro Eventos de Umuarama no próximo 21 de novembro. “É uma obra esperada há mais de 12 anos, foi construída em quatro etapas, e que coloca Umuarama e a região noroeste no mapa dos eventos e negócios do país, o segmento que mais cresce no turismo brasileiro”, disse o deputado, que é líder do PT na Câmara dos Deputados.
Zeca Dirceu lembra que as obras começaram em 2008 e que no período até a última etapa articulou recursos de mais de R$ 9,5 milhões, verbas de emendas, do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal, dos R$ 12 milhões do custo total do empreendimento, além de recursos da própria administração municipal. “É uma grande estrutura, um grande presente para Umuarama e mais um equipamento de ponta para os eventos realizados no Paraná”, disse.
O Centro de Eventos, às margens da PR-323 e ao lado do Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega, tem 6.125 m² de área coberta, somente no auditório são mais 4,5 mil m², mais 8 mil metros de estacionamento e 1,5 mil metros quadrados de ajardinamento. As duas últimas etapas de obras, segundo Zeca Dirceu, incluíram serviços de reformas em edificações, reparos nas coberturas do auditório, do pavilhão de eventos e dos anexos administrativos, cozinha e banheiros e reparos em calhas.
Incluíram ainda: limpeza das estruturas metálicas e painéis isotérmicos, reparos internos em esquadrias, vidros e forros, revisão das instalações elétricas, novas luminárias, instalações sanitárias, manutenção no sistema de ar-condicionado, recuperação das guaritas, porta do pavilhão, das pastilhas e instalações hidráulicas e elétricas do espelho d’água.
“Para receber grandes eventos de negócios, corporativos, entre outras exposições que requerem a utilização de um espaço coberto é necessário ter um centro de convenções do porte que está sendo entregue em Umuarama. Além do movimento na rede hoteleira, bares e restaurantes, o turismo de eventos e negócios mobiliza toda uma cadeia produtiva formada por montadores de estandes, recepcionistas e atendentes, pessoal de apoio, motoristas, artistas, cerimonialistas, entre outros profissionais e trabalhadores”, completa Zeca Dirceu.
Da Assessoria de Comunicação do deputado Zeca Dirceu