A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, participou na terça-feira (31) da reunião da Comissão Mista de Orçamento do Congresso (CMO), que elegeu a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), por aclamação, presidente do colegiado. “É, para nós, mulheres, um enorme prazer e um enorme salto na participação política a eleição da senadora”, disse a ministra. A senadora, que substitui o então deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) na presidência da CMO, é a primeira mulher a ocupar esse cargo.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também prestigiou a reunião e fez questão de exaltar a conquista da senadora “É uma eleição que nos orgulha imensamente. Agradecemos a indicação da senadora como exemplo do serviço público e das mulheres brasileiras,” afirmou.
Os demais integrantes da Mesa da CMO (1º, 2º e 3º vice-presidentes) deverão ser eleitos na próxima semana. Ainda não há acordo em relação aos nomes que vão ocupar essas vagas. Além disso, nem todos os partidos indicaram seus representantes para o colegiado.
Prazos – A presidente da comissão disse que vai cumprir rigorosamente os prazos para a votação das propostas orçamentárias e pediu apoio dos parlamentares. “A demora na aprovação só prejudica o País,” afirmou. A senadora também já marcou para o dia 7 de abril o prazo final para que todos os partidos indiquem os nomes dos relatores das propostas que tramitarão neste ano na CMO, entre eles a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que chega ao Congresso Nacional no dia 15 de abril; o Orçamento da União para 2016 (que tem um relator-geral e dez relatores setoriais); e o Plano Plurianual (PPA).
Serão representantes titulares do PT na Comissão de Orçamento os deputados NiltoTatto (SP), Paulo Pimenta (RS), Zé Geraldo (PA) e Zeca Dirceu (PR). Os suplentes serão os deputados Jorge Solla (BA), José Aírton, Leo de Brito (AC) e Weliton Prado (MG).
PT na Câmara