A Ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy, esteve em Juiz de Fora nesta quarta (2), para conhecer as dependências do Museu Mariano Procópio (Mapro). A instituição foi recentemente contemplada com aproximadamente R$ 2,5 milhões para obras de restauro e recuperação. Deste total, R$ 2 milhões foram liberados via Petrobras, que em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) financiam ações culturais tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. O restante dos recursos foi obtido a partir de emenda da deputada Margarida Salomão (PT-MG).
Foi também da deputada que partiu o convite para a visita ao museu, feito junto ao presidente do Ibram, Ângelo Oswaldo, que integrou a comitiva que visitou Juiz de Fora. Para Margarida, apresentar o Mapro à ministra foi um passo fundamental para que a instituição possa ter a devida atenção reconhecida. “O Mariano Procópio é uma joia que nossa cidade oferece pra o Brasil. Não é à toa que a ministra Marta está maravilhada. Tenho certeza de que isso motivará novas ações, que no curto prazo permitirão a reabertura do espaço para a população”.
De acordo com a ministra, a expectativa é de que este conjunto de ações contribua para o incremento da estrutura turística do país, beneficiando também a cidade. Contudo, para ela, a restauração do patrimônio histórico e cultural é a grande prioridade da medida. “Mais que tudo, como ministra da Cultura, eu digo que o século XIX, o período imperial, está escrito aqui. Este museu, sinto muito, não é só de Juiz de Fora, esse museu é nacional, um museu do mundo, de uma importância extraordinária para nossa cultura e a História do Brasil”, disse.
Depois de Juiz de Fora, Marta dirigiu-se à Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde visitou o Museu Imperial que, assim como o Mariano Procópio, destaca-se pela preservação de patrimônio histórico da época do Brasil Império. A instituição também foi contemplada pelo programa desenvolvido junto à Petrobras.
Assessoria Parlamentar