Ministério Público, Judiciário e setor produtivo criticam propostas que acabam com o licenciamento ambiental

Angelim CINDRA

Representantes do Ministério Público, do poder Judiciário Federal, da indústria, dos bancos e de órgãos de controle ambiental se uniram nesta quarta-feira (22) na defesa do licenciamento ambiental como instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável no País. Durante audiência pública promovida pelo deputado Angelim (PT-AC), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, os participantes do debate também criticaram propostas legislativas em tramitação no Congresso que praticamente acabam com o licenciamento ambiental.   

“Essa audiência teve muito êxito porque, além de contar com a presença de pessoas conhecedoras da matéria, chegamos à conclusão de que o licenciamento ambiental não pode ser fragilizado, muito pelo contrário, precisa ser fortalecido para termos maior controle sobre os empreendimentos que atingem a vida de milhares de pessoas”, destacou Angelim.

Para a Procuradora-Geral de Justiça do Acre, Patrícia de Amorim Rêgo, “o licenciamento ambiental deve ser aprimorado e fortalecido observando o artigo 225 da Constituição Federal que garante aos brasileiros o direito a um meio ambiente equilibrado”.

“Esse é um direito fundamental, portanto uma clausula pétrea que não pode ser tocada”, observou. A procuradora disse ainda que “qualquer alteração na legislação sobre o licenciamento deve obedecer ao princípio da prevenção e da precaução”, ou seja, “sem certeza científica sempre decidir a favor da prevenção ambiental”. Ela também destacou que “em nenhum momento se pode alterar a participação popular no processo de licenciamento, muito menos o acesso à informação da sociedade”.

Para o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e especialista em direito ambiental, Antônio Herman de Vasconcellos Benjamin, qualquer alteração no licenciamento sem obediência a esses princípios fatalmente será derrubada pela justiça.

“Por isso tantas leis estaduais e municipais que tentam flexibilizar o licenciamento são consideradas inconstitucionais”, alertou Benjamim.

Em relação às propostas que tentam flexibilizar o licenciamento ambiental no Congresso, a representante da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Márcia Brandão Zollinger, apontou a PEC 65/12 e o PLS 654/15 como as mais perigosas.  

“Essas duas legislações enfraquecem o licenciamento porque reduzem etapas do processo como as oitivas com a participação popular e adotam o rito sumário para obtenção do licenciamento, além de colocarem em risco o princípio da prevenção, da mitigação e da compensação de danos. Por isso são flagrantemente inconstitucionais”, ressaltou.

Segurança Jurídica– O representante da Federação Nacional dos Bancos (Febraban), Christopher Wells, destacou que o licenciamento ambiental “garante segurança jurídica para os clientes que procuram por empréstimos e também para as instituições bancárias”.

Ele também criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 65/12)- aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado- que impede a suspensão ou cancelamento de um empreendimento a partir de um simples Estudo de Impacto Ambiental apresentado pelo empreendedor.

“Cabe ao Estado fiscalizar e atestar a regularidade ambiental. Nós queremos um licenciamento estruturado e forte, realizado por órgãos ambientais equipados, e com transparência na internet sobre as etapas do estudo para termos segurança na liberação de empréstimos e sem o receio de contestações futuras pelo ministério público”, destacou Wells.  

Também participaram da audiência pública os parlamentares petistas Zé Geraldo (PT-PA), Erika Kokay (DF) e Pedro Uczai (SC).

Pelas entidades, estiveram presentes a representante da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Elisa Dezolt, e a futura diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rose Hofmann.

Héber Carvalho

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100