O ministério do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva contará, a partir de 1º de janeiro, com quatros deputados federais da atual Bancada do PT na Câmara. Nesta quinta-feira (29), o presidente eleito divulgou a escolha do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) para comandar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) – com status de ministério – e do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que assumirá o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) já havia sido anunciado como ministro da Relações Institucionais, bem como o deputado Márcio Macêdo (PT-SE) para a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Lula anunciou também que o deputado José Guimarães (PT-CE) será o líder do governo na Câmara.
Leia abaixo a biografia dos futuros ministros:
Alexandre Padilha – médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Alexandre Padilha foi reeleito nas últimas eleições em outubro para o 2º mandato na Câmara. Iniciou sua trajetória política como coordenador geral da Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina e Coordenador do DCE da Unicamp. Posteriormente, o parlamentar exerceu os cargos de diretor de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ministro das Relações Institucionais no governo Lula e ministro da Saúde no governo Dilma.
Márcio Macedo – Biólogo de formação e com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Macedo já foi secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, secretário de Participação Popular de Aracaju e Superintendente do Ibama em seu estado. Foi deputado federal entre 2011 e 2015, e desde abril de 2022 exerce novamente o mandato. Não concorreu à reeleição porque foi chamado por Lula para assumir a tesouraria da campanha a presidente.
Paulo Pimenta – Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pimenta iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Foi presidente do DCE da UFSM e vice-presidente da União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/R). O futuro ministro foi reeleito em outubro para seu 6º mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Paulo Pimenta também já foi duas vezes vereador de Santa Maria (RS), deputado estadual e vice-prefeito do município.
Paulo Teixeira – Advogado e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Teixeira foi eleito nas últimas eleições para seu 5º mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. O parlamentar paulista também já exerceu os cargos de Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo e de Diretor-Presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB). Paulo Teixeira foi ainda vereador de São Paulo e deputado estadual por dois mandatos.
Novos ministros e ministras
Lula já havia divulgado o nome de 21 ministros na última semana e hoje completou a composição de seu ministério com mais 16 indicações. Além dos deputados Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou também os seguintes futuros ministros e ministras:
Agricultura e Pecuária – senador Carlos Fávaro (PSD-MT)
Cidades – Jader Filho (MDP-PA)
Comunicações – deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA)
Esporte – Ana Moser
Gabinete Segurança Institucional – General Gonçalves Dias
Integração Nacional/Desenvolvimento Regional – Waldez Góes (PDT – governador do Amapá)
Meio Ambiente – deputada federal Marina Silva (Rede-SP)
Minas e Energia – senador Alexandre Silveira (PSD-MG)
Pesca – deputado André de Paula (PSD-PE)
Planejamento e Orçamento – Simone Tebet (MDB-MS)
Povos Indígenas – deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP)
Previdência – Carlos Lupi (PDT-RJ)
Transporte – senador eleito Renan Filho (MDB-AL)
Turismo – deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ)
Leia a biografia dos deputados que serão ministros:
https://ptnacamara.org.br//alexandre-padilha-sp/
https://ptnacamara.org.br//marcio-macedo-se/
https://ptnacamara.org.br//paulo-pimenta-rs/
https://ptnacamara.org.br//paulo-teixeira-sp/
Héber Carvalho