O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21), por meio de publicação no Diário Oficial da União, a liberação de R$ 55,4 milhões para reestruturação de hospitais universitários federais.
Serão hospitais de diversos estados e o recurso será destinado a serviços como modernização de elevadores, adequação da lavanderia para receber equipamentos adquiridos e adequar as normas da Vigilância Sanitária e reforma do serviço de nefrologia para ampliar o atendimento e tratamento dos pacientes portadores de doenças renais.
Em outras unidades o repasse será utilizado para serviços como para aquisição de móveis e equipamentos para serviço de nutrição e dietética, implantação e reestruturação dos serviços materno-infantil, oncologia, diagnóstico e terapêutico, e transplante, aquisição de equipamentos médico-hospitalar para Ressonância Magnética, entre outras melhorias.
O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para descentralização orçamentária, no valor descrito. A liberação dos recursos financeiros fica condicionada à comprovação, pelo hospital, da sua necessidade para pagamento imediato, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do Fundo Nacional de Saúde.
Em sua conta no twiter, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara, citou a medida como mais uma iniciativa importante do Governo para melhorar o atendimento à população.
Portal Brasil com PT na Câmara