O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) coordenado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE) comemora nesta quarta-feira (13), 20 anos de atuação no combate ao trabalho análogo ao de escravo, no auditório do Ministério do Trabalho, em Brasília (DF). Foram mais de 49 mil trabalhadores afastados de condições análogas às de escravo pelo Grupo Móvel.
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, lançará uma Placa Comemorativa deste marco histórico, em homenagem a todos os que, durante as duas últimas décadas, não mediram esforços em combater esse fenômeno que assola o Brasil e que vêm garantindo, ao longo desse tempo, não só o resgate físico dos trabalhadores vitimados, mas, sobretudo, o resgate de sua dignidade.
Também serão realizadas homenagens aos integrantes da primeira operação do Grupo Móvel realizada de 15 a 19 de maio de 1995, e aos chefes, à época, da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae). Também receberão homenagens os primeiros auditores-fiscais do trabalho coordenadores do Grupo, constituídos na Portaria Intersecretarial nº 1, de 23 de julho de 1997 e os motoristas que participaram das operações de combate ao trabalho escravo.
O GEFM é integrado por auditores-fiscais do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho; delegados e agentes da Polícia Federal, Policiais Rodoviários Federais; por membros da Procuradoria Geral da República e defensores Públicos da União.
A comemoração acontece das 9h às 12h no auditório do Ministério da Previdência Social/Ministério do Trabalho e Emprego.
Ministério do Trabalho