O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) apresentou requerimento na Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, propondo a realização de seminário para debater o Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação, lembrado no dia 17 de junho.
Na proposta do parlamentar, o seminário seria realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco, na Cidade de Juazeiro (BA), no próprio dia 17. Segundo o parlamentar, “o reconhecimento da importância do problema em escala global tem levado a comunidade internacional a estabelecer acordos para avançar conjuntamente no desenvolvimento de ações voltadas ao combate à desertificação”.
Semiárido e desertificação
As áreas de semiárido no Brasil possuem uma extensão de 1.340.863 km² e contam com uma população de 34 milhões de pessoas, sendo que 50% estão abaixo da linha da pobreza. Segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a área equivalente a 70,5 mil km² do Semiárido já pode ser considerada como área desertificada.
Estas áreas já atingiram um nível de degradação em que não é mais possível ter uma produção agrícola e onde a produtividade dos recursos naturais é muito baixa, com profundo reflexo sobre a capacidade de suporte para a vida humana e animal. Com o objetivo de trazer luz ao tema, o parlamentar propõe a realização do seminário para debater o tema.
Além de Fernando Mineiro, a deputada Ivoneide Caetano (PT-BA) e os deputados Carlos Veras (PT-PE) e Túlio Gadêlha (REDE/PE) assinaram o documento.
Assessoria de Comunicação deputado Fernando Mineiro