O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) apresentou requerimento (REQ 63/2023) propondo a realização de sessão solene para celebrar o aniversário de 162 anos da Caixa Econômica Federal, comemorado no dia 12 de janeiro. Segundo o documento, a Caixa desempenhou com maestria o nobre papel de agente financeiro em diversas políticas públicas, especialmente voltadas aos mais vulneráveis deste País.
“A Caixa sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do País, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil, sobretudo em programas habitacionais, a exemplo do programa Minha Casa, Minha Vida”, explicita o parlamentar.
Campanha difamatória
Na justificativa, o requerimento também lembra que o último quadriênio do banco foi marcado pela insistente tentativa de desqualificar a instituição e os profissionais que nela atuam. O documento destaca a campanha difamatória, promovida no governo Bolsonaro, que tentou ocultar a clara intenção de dilapidar o patrimônio público, além das graves notícias de assédio moral e sexual, que preencheram os jornais brasileiros, manchando a bela imagem do banco público.
O deputado Mineiro ressalta o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a paridade de gênero e a valorização dos quadros do banco. Entre 2006 a 2011, esteve à frente da instituição a primeira mulher presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, funcionária de carreira do banco, e hoje a instituição é presidida por outra mulher, Maria Rita Serrano.
Assessoria de comunicação do deputado Mineiro