Mineiro apresenta projeto para incentivar micro e pequenas empresas dirigidas por mulheres

Deputado Mineiro. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) protocolou o projeto de lei (PL 953/2023) que prevê que os encargos financeiros e o bônus de adimplência dos financiamentos de operações de crédito com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste serão mais favoráveis às microempresas e às empresas de pequeno porte controladas e dirigidas por mulheres.

A proposta que altera a Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 200, foi apresentada nessa terça-feira (7).

“São necessárias políticas públicas para que empresas de mulheres tenham mais acesso a crédito em condições adequadas”, argumentou Fernando Mineiro na justificativa apresentada.

O parlamentar acredita que um dos caminhos para reduzir falhas de mercado no âmbito do crédito “é fomentar financiamentos para pequenos empreendimentos de mulheres”.

Fim da discriminação

Para Mineiro, o desenvolvimento econômico e social inclusivo no Brasil “requer a aumento da participação dos negócios liderados por mulheres e o fim da discriminação desses empreendimentos, especialmente no mercado de crédito”.

Segundo o texto, o Poder Executivo enviará anualmente ao Congresso Nacional dados sobre taxas de juros, valores financiados e outras características das operações com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, por sexo e cor ou raça dos tomadores de empréstimos.

 

Benildes Rodrigues com assessoria de Imprensa do deputado Mineiro

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também