Após duas horas, a caminhada de sete quilômetros entre o estádio Mané Garrincha, na região central de Brasília, até a sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), localizado nas proximidades da Esplanada dos Ministérios, arrematou na tarde desta quarta-feira (15) os cinco dias da Marcha Nacional Lula Livre rumo a um feito inédito: pedir o registro da candidatura Lula Presidente. É a primeira vez na história do Brasil que milhares de homens e mulheres, de vários lugares do País, unem-se para acompanhar o protocolo do registro de uma candidatura presidencial.
O ato final dessa manifestação começou por volta das 14h05, quando um mar vermelho de gente tomou uma das principais vias de Brasília – o Eixo Monumental – para caminhar ao tribunal. O mesmo povo que saiu às ruas para repudiar a ditadura militar, para pedir “Diretas Já” e para tentar impedir o golpe de 2016 empunhou novamente bandeiras em nome da democracia. Desta vez, reivindicando a libertação de Lula e a garantia do seu direito legítimo de participar das eleições presidenciais.
Se o povo quer, se Lula aceita e se a lei garante, ele será candidato! Motivada por essa certeza, a multidão lembrou que Lula é mantido como preso político há mais de 130 dias em Curitiba, para ser impedido de conquistar seu terceiro mandato, já que é líder absoluto em todas as pesquisas de opinião, qualquer que seja o cenário. Essa realidade foi lembrada pelo pelotão de frente da marcha, por meio de uma grande faixa: “Lula está preso injustamente”.
Bancada do PT na Câmara presente ao ato em Brasília.
Foto: Benildes Rodrigues
“Lula livre é o povo livre. Lula livre é a garantia dos direitos humanos de homens e de mulheres, de trabalhadores e de trabalhadoras. São milhares de pessoas, de todos os lugares, de todas as cores e amores. Mas hoje todas elas estão unidas em torno de um único sentimento: a esperança. É isso que vamos registrar no TSE, é por isso que marchamos: por Lula Livre, por Lula candidato, por Lula presidente”, afirmou a deputada Maria do Rosário Lula (PT-RS).
O deputado Luiz Sérgio Lula (PT-RJ) avaliou que este 15 de agosto de 2018 escreve na história do País um dos capítulos mais relevantes da luta democrática. “Pela primeira vez no Brasil, uma candidatura é registrada não por um grupo de advogados, mas por milhares de pessoas que querem de volta a democracia, que querem Lula candidato e Lula presidente para resgatar a pauta política inclusiva. O que nos une é um projeto político que está representado pela candidatura Lula”, ressaltou.
O deputado Paulão Lula (PT-AL) disse se tratar de um “momento de muita emoção” presenciar o povo em marcha para registrar Lula como candidato. “Estamos todos aqui – ao lado dos movimentos sociais – para registrar a candidatura de um brasileiro que extrapolou as fronteiras do País. Lula é a esperança de emprego, de políticas públicas. Lula é o aglutinador que serve de referência para o Brasil e para o mundo. Lula será registrado e será presidente”, sentenciou o parlamentar.
O deputado Lula Bohn Gass (PT-RS) pontuou que somente um homem do povo, como Lula, é capaz de mobilizar tanta gente em uma marcha com o objetivo de registrar uma candidatura. “Povo é democracia, é emprego, é política pública, é comida limpa à mesa. Povo é esperança. E essas milhares de pessoas representam milhões de brasileiros que foram golpeados e afastados do poder, da economia, das conquistas sociais. Queremos Lula para resgatar a dignidade desse povo, para fazer um mandato novamente pela vida”, detalhou.
O deputado Patrus Lula Ananias (PT-MG) classificou a caminhada derradeira da Marcha Nacional Lula Livre como uma manifestação “belíssima, pacífica, cívica e cidadã”. “Estamos em caminhada para reivindicar de forma clara a libertação do presidente Lula, que é um preso político. A maior liderança popular da história do País, que realizou o melhor governo, que retirou o Brasil do Mapa da Fome, está sendo alvo de quem golpeou o Brasil e quer retirar de Lula a chance de ser novamente presidente, para que ele não governe para os mais pobres”.
“Trata-se de uma das manifestações mais bonitas que esse Brasil já viu, com o objetivo de registrar Lula como candidato à Presidência da República. É ele quem pode resgatar o direto de cidadão desse povo. Cada um que está aqui representa milhões por esse Brasil afora, em cada estado desse País. É o povo brasileiro unido com Lula para fazer o Brasil mais uma vez crescer e distribuir renda”, disse o deputado Valmir Lula Prascidelli (PT-SP).
PT na Câmara