Merlong Solano propõe mutirão pela educação pública, com reforço escolar e esporte nas escolas

Deputado Merlong Solano. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O deputado Merlong Solano (PT-PI) defendeu no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (16), um amplo mutirão pela educação pública brasileira, começando por um programa de reforço escolar e de incentivo ao esporte nas escolas. “Nós temos que fazer um esforço concentrado, uma espécie de mutirão pela educação pública brasileira. Nós precisamos antecipar os recursos da União para o Fundeb, para que os estados e os municípios tenham condições de reforçar as iniciativas de volta às aulas, com reforço escolar, com contratação de monitores para esse reforço escolar, além disso, desenvolver atividades esportivas e culturais para tornar as escolas mais atrativas”, argumentou.

O deputado citou pesquisa divulgada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a respeito da educação, realizada junto aos seus 35 países-membros e 8 países convidados, entre eles o Brasil. “O resultado da pesquisa, em relação à educação durante a pandemia, mostrou o seguinte: 78% desses 43 países pesquisados aumentaram os recursos na área da educação para enfrentar os efeitos gravíssimos da pandemia sobre o setor educacional, especialmente sobre a educação básica, mais particularmente sobre a educação fundamental”, informou.

De acordo com o parlamentar, os países aumentaram os recursos para poderem contratar mais professores, monitores para fazer reforço escolar, para construir mais salas de aula para garantir o distanciamento. “A Espanha, por exemplo, construiu 21 mil novas salas de aula, providenciou acesso dos estudantes à internet com mais facilidade, ampliando os equipamentos e rede social. Enquanto isso, o Brasil, desses 43 países, foi justamente aquele que não aumentou em nada os recursos para a área da educação. Aqui, na área da educação, nós estamos apenas com os problemas provocados pela pandemia, como o aumento da evasão”, lamentou.

O Brasil, continuou Merlong Solano, entre esses 43 países, foi aquele em que as aulas presenciais ficaram mais tempo paralisadas. “Elas estão voltando agora timidamente, sem o apoio necessário que precisamos para diminuir o impacto negativo da pandemia sobre a área da educação”, observou.

O deputado citou ainda que o País vive um ambiente de aumento da evasão escolar e de desinteresse dos estudantes, de falta de esperança no seu futuro, a partir dos problemas provocados por esta enorme pandemia que “nós estamos atravessando”. “Por isso, esse mutirão é fundamental, temos que incentivar esses estudantes a retornarem para as salas de aulas”, reforçou.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100