Medida provisória 914, o ‘AI-5 da Educação’

O governo de Jair Bolsonaro editou medida provisória que fere a autonomia das universidades e institutos federais. A MP 914/19 interfere de forma autoritária na democracia interna das instituições públicas de ensino, especialmente no processo de escolha dos reitores e demais dirigentes dessas instituições. Veja a nota na íntegra:

 

NOTA

 

Bancada do PT repudia medida de Bolsonaro que fere autonomia universitária

Em pleno Natal, como um Papai Noel às avessas, Jair Bolsonaro ‘presenteia’ as Universidades e Institutos Federais com o ‘AI -5 da educação’. A Medida Provisória 914/19 interfere no processo de escolha dos (as) Reitores (as) e de todos os demais dirigentes destas Instituições.

A medida ignora a autonomia constitucional, a diversidade de estrutura de cada instituição e a democracia interna das Universidades e Institutos, ao instituir que os campi serão dirigidos por diretores (as) gerais, os quais serão escolhidos (as) e nomeados (as) pelo (a) reitor (a). Do mesmo modo, a medida abusiva acaba com a eleição direta à direção das unidades acadêmicas, ao estabelecer que os (as) diretores (as) e os (as) vice-diretores (as) das unidades serão escolhidos (as) e nomeados (as) pelo reitor (a) para mandato de quatro anos.

A MP draconiana ainda cria o Reitor Biônico, indicado pelo Presidente da República em “razão de irregularidades verificadas no processo de consulta”. Basta para isso que haja qualquer judicialização do processo de escolha para que a medida seja imposta.

Por que roubar a autonomia e a democracia das Universidades valendo-se de uma medida provisória quando não há urgência ou relevância?

Ao legislar e engessar o processo de escolha dos reitores (as), Bolsonaro acredita que possa controlar as consciências. Não pode. As Universidades Federais, e a educação pública como um todo, continuarão sendo espaços de livre pensar e sempre prontas para enfrentar e resistir ao arbítrio e ao autoritarismo.

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal condena mais esse ato antidemocrático, autoritário e torpe do governo Bolsonaro. No Congresso Nacional ou na justiça a Bancada de deputados e deputadas vai derrotar mais esse ataque à Educação pública brasileira.

 

Paulo Pimenta

Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

 

Leia também a nota da Frente Parlamentar Pela Valorização das Universidades Federais:

Nota da Frente

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100